Coluna K: Restart – Recomeçar + Pra Você Lembrar

Por , 9 de junho de 2011 9:00

De acordo com a votação que fiz há alguns dias, o povo queria que eu falasse de videoclipe brasileiro, então decidi falar de Restart que é uma das bandas que está concorrendo a vários prêmios este ano.

História:

Restart é uma banda brasileira teen criada em São Paulo em 2008. A banda tem como principais canções “Recomeçar”, “Vou Cantar” e “Levo Comigo”. O MySpace oficial da banda conseguiu mais de 2 milhões de acessos apenas em 2009, sendo a internet o principal meio de divulgações de suas músicas.

A banda passou a ser mais famosa ainda após cancelamento de tarde de autógrafos na livraria Fnac em 2010. A produção do evento não esperava as mais de 3.000 pessoas que apareceram, e decidiram adiá-lo (mesmo com o esforço de alguns visitantes para chegar um dia antes para receber uma das 250 senhas). O incidente ganhou grande repercussão no Youtube, após uma fã chamar o acontecido de “uma puta falta de sacanagem” (esse bordão foi inclusive indicado ao Video Music Brasil 2010 na categoria de “Webhit”). Tenho certeza de que a maioria aqui já viu esse vídeo.

Bom, pra falar de Restart, primeiro acho que temos que entender o motivo das roupas estranhas. A banda faz parte da cultura HappyRock, que é totalmente contrária a cultura Emo (se eu estiver errada por favor me avise).

Emo: Pessoas que expressavam seus sentimentos tristes por meio de roupas (por exemplo: maquiagem pesada e roupas pretas), músicas (por exemplo: que falam sobre solidão e depressão) e etc.

HappyRock: Pessoas que expressam seus sentimentos mais felizes por meio de roupas (por exemplo: roupas bem coloridas, maquiagem mais colorida também) e  músicas (sobre relacionamentos também, mas no geral lidam com isso de forma mais saudável) e etc.

Dito isso, então vamos aos clipes! Recomeçar:

O clipe é o primeiro de sucesso da banda e representa exatamente aquilo que disse sobre as cores lá em cima. O figurino e a brincadeira com as bolinhas, bexigas e tintas, o fundo branco também ajuda a destacar as cores. As cenas em ‘reverse’ também casam bastante com o clima divertido do clipe.

Quanto a letra da música, também segue o que comentei acima sobre relacionamentos e formas de lidar com isso.

Pra você Lembrar:


Nesse clipe, eles são colocados numa situação caseira, como se eles estivessem aproveitando o sucesso, estão todos numa casa grande e bem bonita, vendo DVD com o próprio show, fotos com fãs, jogando videogame e etc.

Eles usam, como sempre, o figurino a favor do estilo da banda (as roupas coloridas, óculos exagerados, muitas pulseiras de borracha, os cortes de cabelo esquisitos e etc).

A música é mais tranqüila, agradável de ouvir, fala de amor também (o que com certeza arranca suspiros por aí).

No geral, acho o clipe um pouco cansativo, nada que realmente tenha prendido minha atenção, mas isso não significa que seja um clipe ruim. Tenho certeza de que tem muita gente por aí que simplesmente amou.

É isso aí! Até semana que vem!

Deixe uma resposta