Book Blogger Hop #14

Por , 3 de julho de 2011 22:17

Book Blogger Hop é um meme semanal, criado pelas meninas do Murphy’s Library. Toda semana elas lançam uma pergunta sobre o universo dos livros.

A pergunta desta semana é:

Qual a sua opinião a respeito das parcerias firmadas entre editoras e blogueiros? O que você faz quando uma editora parceira para de responder aos seus e-mails?

Essa é uma questão muito polêmica! É verdade que muita gente acha que os blogueiros só fazem parcerias para receber livros de graça, mas não é bem assim que funciona… Só quem tem um blog (e leva o “trabalho” a sério!) sabe como é difícil manter uma atualização constante, lutar pela qualidade dos posts e, até mesmo, investir no site (seja no layout, no envio de prêmios e em tantas outras coisas).

A verdade é que a parceria de blogs com editoras é uma via de mão dupla. Sim, nós recebemos livros de graça (no caso, me refiro a minha atuação no Bookeando, blog literário do qual faço parte da equipe), mas também nos esforçamos muito para divulgar o trabalho das editoras, produzir boas resenhas e premiar nossos leitores. E, não se enganem! Se você acha que nossas prateleiras se enchem somente às custas das editoras, está muito enganado! Quem escreve para blogs literários, faz isso porque gosta de ler e procura dividir com outros leitores opiniões e indicações de bons livros. Logo, quem bloga também compra – e muito!

Geralmente, há uma pessoa específica que conversa com os blogueiros e combina como será o trabalho feito com os livros. Se algum deles deixa de responder meus e-mails, vou pelo caminho mais simples: entro em contato direto com a editora, seja pelo e-mail geral, pelo Twitter, pelo Facebook… Acho que desde o momento em que foi estipulado um acordo de trabalho em conjunto “blog-editora”, ambas as partes devem cumprir com o seu lado.

Bom, tentei explicar um pouquinho como funciona essa relação tão questionada… E vocês? Como lidam ou lidariam com essa situação?

Deixe uma resposta