Top Ten Tuesday #5: Livros escritos nos últimos 10 anos que eu espero que as pessoas continuem lendo daqui a 30

Por , 29 de maio de 2012 9:11

 

Top Ten Tuesday é um meme hospedado pelo blog The Broke and The Bookish

 

O que faz de um livro um clássico? A representação da sociedade de um certo lugar e de uma certa época? Personagens imortais? Um mistério surpreendente? Um registro de um acontecimento real?

Poderia passar o dia listando milhares de características que tornam um livro imortal – baseada, obviamente, nas histórias do passado. Aliás, se o TTT desta semana não tivesse limitado o espaço de tempo em 10 anos, acredito que minha lista seria completamente diferente (quem sabe um dia?).

Mas, por agora, segue o Top 10 dos livros escritos nos últimos 10 anos que eu espero que as pessoas continuem lendo daqui a 30. Será que a sua lista se parece com a minha?

 


1. Harry Potter:
Ok, eu sei que a série da J. K. Rowling começou a ser escrita um pouco antes 2002, mas considero válida pelo simples fato de que a maior parte dos livros se insere nesse intervalo de tempo. Não consigo imaginar uma geração que seja completamente alheia à história de Harry e sua turma! Alguém duvida que essa obra permanecerá na lista de leitura obrigatória?

2. Becky Bloom: Cá entre nós, a saga escrita por Sophie Kinsella personifica as melhores características de um bom chick-lit. Por isso mesmo, a escolhi para representar esse gênero no rol dos “imortais”.

3. A Mulher do Viajante no Tempo: Um dos livros mais lindos (e tristes) que eu já li. Uma belíssima história de amor que merece ser passada de geração e geração, afinal, nunca é tarde para sentir.

4. A Sombra do Vento: Um livro que tem como cenário o Cemitério dos Livros Esquecidos. Precisa de mais para marcar História? A escrita do Zafón tem algo que transita do antigo para o atual, do presente para a nostalgia… E é repleto de metáforas e sinestesias. Uma obra que merece ser lida e relida por anos a fio!

5. A Menina que Roubava Livros: Um verdadeiro clássico moderno, capaz de dividir opiniões ferrenhas. Alguns amam, outros odeiam… Mas todos leram! Uma história emocionante e imortal!

6. Jogos Vorazes: Se eu pudesse, voltaria no tempo e citaria 1984 mas, como estamos limitados a 10 anos de distância, fico com uma das melhores (senão a melhor) distopia dos últimos tempos. Não importa o ano nem a época… Alguns elementos serão sempre atuais (assim como a sociedade de George Orwell e a crueldade – e verossimilhança – da obra de Suzanne Collins).

7. Quem é Você Alasca?: Vou mais além e vejo esse livro entrando para a lista de obras obrigatórias para as crianças do 8º e 9º ano. Por quê? Pela forma gostosa e divertida com que John Green aborda temas “desconfortáveis” como aquela vontade de “fazer diferença no mundo” e lidar com uma grande perda. O que estão esperando?

8. O Nome do Vento: Uma ótima obra de fantasia e parada obrigatória para todos os fãs do gênero. Já que não posso citar As Crônicas de Gelo e Fogo, uma vez que a série de Martin se iniciou a quase (pasmem!) 20 anos, fico com a saga de Kvothe, o matador do rei, tão brilhantemente escrita por Patrick Rothfuss.

9. Precisamos Falar Sobre Kevin: Esse é mais um daqueles livros que nunca perdem a sua atualidade. A escrita de Shriver é ácida, sarcástica e capaz de nos deixar com todos os pelos arrepiados – pelo simples fato de que poderia acontecer com qualquer um. Sem dúvida, um clássico moderno!

10. Um Dia: O livro de David Nichols entra para a lista não apenas pela sua deliciosa história de amor, mas pela forma da escrita: ágil, gostosa e inspiradora. Essa é uma daquelas narrativas que nos conquistam logo de cara e que permanece com seu caráter atual. Fica a indicação para as futuras gerações!

 

Ufa! Essa foi difícil! Quais seriam as suas escolhas? Compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta