Top Ten Tuesday #11 – Mundos mais vívidos

Por , 24 de julho de 2012 23:13

 

Top Ten Tuesday é um meme hospedado pelo blog The Broke and The Bookish

 

A cada página, a imersão em um mundo novo. O desbravamento de seus cheiros e sons, imagens e texturas…

Alguns são tão reais que você tem a nítida sensação de estar ali, andando por suas ruas, convivendo com seus moradores, vivendo a sua história.

Pois é justamente este o tema do TTT de hoje: os mundos mais vívidos da literatura.

Preparado para essa viagem?

 


1. Harry Potter
, J. K. Rowling: Trouxas, feitiços e animais fantásticos… Quem nunca se imaginou percorrendo as ruelas de Hogsmeade, assistindo a uma partida de Quadribol ou se arriscando em uma das aulas impossíveis de Poções? Dá até para sentir o cheiro da cerveja amanteigada!

2. Masque of the Red Death, Bethany Griffin: Confesso que me senti completamente absorta no universo criado por Griffin. Senti o frio, a chuva, a tensão… A ponto de me esquecer que estava esperando o metrô na estação (perigo!)!

3. Legend, Marie Lu: O ritmo da narrativa da Marie é tão, mas tão frenético que não tem como não se transportar para o seu mundo. Você mergulha de cabeça na história e, quando termina, fica procurando pelos imensos telões nas ruas, ou pelo escudo da República nos outdoors.

4. Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien: Ah, a Terra Média! Atire a primeira pedra quem nunca procurou sinais de elfos, orcs ou anões depois de ler O Senhor dos Anéis! E isso só piorou depois da adaptação cinematográfica, que retratou tão bem esse mundo que fica até difícil de acreditar que ele não existe.

5. As Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin: Como assim Westeros não existe? Mas… E Winterfell? Porto Real? Pedra do Dragão? Rochedo Casterly? A Muralha?!?! Pois é… Quem diria que, apesar do inverno iminente, o universo de George Martin só existe no papel? É tão real!

6. O Nome do Vento, Patrick Rothfuss: Outro universo que é tão minuciosamente trabalhado, que nos dá a impressão de estar ali de fato. Patrick explora tão bem cada detalhe, que conseguimos ouvir as melodias do alaúde de Kvothe, realizar simpatias… e torcer pelo futuro do herói.

7. A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón: Sim, é verdade que o universo-base para a história do Zafón de fato existe: a Barcelona dos anos 20/30/40. Quem me dera que o Cemitério dos Livros Esquecidos também habitasse as ruas da cidade no mundo real! Só nos resta nos transportar para esse lugar mágico através das páginas…

8. The Infernal Devices, Cassandra Clare: Ah, a Londres vitoriana! Suas roupas, casas, carruagens, Shadowhunters, demônios e habitantes do submundo! Pera! Você está me dizendo que eles não existem? Mas parecem tão verdadeiros!

9. The Scorpio Races, Maggie Stiefvater: Marque na agenda: novembro é o mês da grande corrida em Thisby! Consigo até sentir o cheiro dos november cakes assando na padaria! Só perde para o som do mar batendo na costa e para as gotas geladas do mar. Ah, se fosse verdade!

10. Incarceron, Catherine Fisher: A prisão de Fisher soa tão real, que chega a nos dar uma certa claustrofobia durante a leitura. Tudo é tão detalhado e amedrontador que é impossível não nos transportarmos para os seus túneis, tatear suas ásperas paredes e temer a presença vívida e cruel de Incarceron.

 

E você? Qual universo te parece tão real?

2 comentários para “Top Ten Tuesday #11 – Mundos mais vívidos”

  1. Thaís Pacheco disse:

    Da sua lista só não li Incarceron, A Sombra do Vento e Scorpio Races (mas estão na lista de to be read). Todos os outros concordo que os mundo são perfeitamente criados, tanto que as vezes estou lendo e tomo um susto quando percebo que nada daquilo é real. :(
    Adoro O Nome do Vento, na minha opnião, tão mais cativante que As Cronicas de Gelo e Fogo, mas as vezes pouco lido e reconhecido, é uma obra prima, épico.
    Bjs

    [Responder]

    Sabrina Inserra disse:

    Olá Thais!!
    Pois é!!! O Nome do Vento é um livro sensacional! Sou apaixonada por Kvothe e sua turma! =D
    Eu sou suspeita pra recomendar The Scorpio Races porque, né? É meu favorito EVER!!
    Também super indico A Sombra do Vento! É um ótimo livro!!!
    Beijocas!!

    [Responder]

Deixe uma resposta