Top Ten Tuesday #13 – Livros antigos que não devem ser esquecidos

Por , 2 de outubro de 2012 19:20

 

Top Ten Tuesday é um meme hospedado pelo blog The Broke and The Bookish

 

Boa noite galera!!!

Prontos para mais um TTT?

O tema de hoje é livros antigos que não devem ser esquecidos!

Preparem-se para uma sessão de nostalgia!

 

1. Reinações de Narizinho (e outros livros do Sítio do Pica-pau Amarelo), Monteiro Lobato: Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Rabicó, Visconde de Sabugosa e toda a sua turma marcaram diversos momentos da minha infância. E, assim como me fizeram rir, pensar e me divertir quando era pequena, espero que continuem encantando outras gerações!

2. Senhora, José de Alencar: mais um “brazuca” para a lista… E que não poderia mesmo ficar de fora! Gosto muito da veia urbana do autor e Senhora me remete diretamente aos tempos da regência – e até mesmo às obras da minha diva Jane Austen. Uma indicação da qual eu espero que as pessoas não se esqueçam!!

3. Orgulho e Preconceito, Jane Austen: É claro que não podia faltar a nossa rainha do romance nessa lista, não é mesmoAfinal, ela é especialista na arte de tecer palavras, costurar romances e, mais ainda, criar personagens cativantes e apaixonantes! Portanto, acho bom que os leitores futuros não fiquem alheios à Mr. Darcy!

4. O Caso dos Dez Negrinhos, Agatha Christhie: Os suspenses de Agatha Christhie também foram grandes culpados pela minha paixão literária. Sempre devorei avidamente suas páginas, tentando desvendar os seus enredos complicados e surpreendentes – e, dentre todos eles, o que mais me conquistou foi sem dúvida nenhuma O Caso dos Dez Negrinhos! Indicação mais do que recomendada!

5. Um Conto de Duas Cidades, Charles Dickens: Tenho um carinho muito grande por esse livro, confesso. Afinal, foi o meu primeiro contato com um autor que rapidamente se tornou um dos meus favoritos! Como não ficar intrigado como essa visão bastante original da Revolução Francesa? Um clássico imortal!

6. O Primo Basílio, Eça de Queirós: Minha relação com Eça de Queirós é no mínimo conturbada. Se por um lado não consegui ser fisgada pelas páginas de A Cidade e as Serras, acabei sendo completamente conquistada por O Primo Basílio. Espero que muitos leitores ainda se descabelem de nervoso ao ler essa obra!

7. 1984, George Orwell: Por incrível que pareça, meu primeiro contato com Orwell veio muito antes dessa “boom” do gênero distópico. Quando li 1984, esse livro andava até um pouco “esquecidinho” nas prateleiras, esperando por uma nova oportunidade de encantar novos leitores. Tomara que essa “moda” continue a enaltecer um livro tão bom e atemporal!

8. Guerra e Paz, Liev Tolstói: O nome e, principalmente, o autor podem até te “assustar” um pouquinho… Uma história clássica russa? Impossível de ler! MENTIRA! É só começar a leitura de Guerra e Paz para ser completamente fisgado por suas páginas! Um texto gostoso, divertido e que deve ser propagado por mais centenas de anos!

9. O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien: Pensem em uma menina de 12 anos agarrada com um livro gigante, repleto de ação e fantasia?! Essa era eu há dez anos atrás, me apaixonando pela Terra Média. Uma obra deliciosa que espero que continue a conquistar crianças e adultos por muitos anos!

10. Harry Potter, J. K. Rowling: Ok, essa série não é tão velha assim, mas já se tornou uma saga atemporal e que, com certeza, estará presente entre os clássicos do século XXI! E com razão! Como não se apaixonar por essa história cheia de magia, amizade e romance? Se bem que, cá entre nós… Acho difícil alguém esquecer Harry e sua turma!

5 comentários para “Top Ten Tuesday #13 – Livros antigos que não devem ser esquecidos”

  1. Cecelia disse:

    Ótimas opções! Eu quase colocou Orgulho e Preconceito na minha lista também. Obrigada por compartilhar sua lista!

    [Responder]

    Sabrina Inserra disse:

    Oi Cecelia!
    Uau! Uma visita internacional! Seja bem-vinda! 😉

    [Responder]

  2. Boas pedidas, o livro da Agatha é o meu favorito.
    Bjs, Rose.

    [Responder]

    Sabrina Inserra disse:

    Oi Rose!
    Não tem como não adorar os livros da Agatha Christhie, né?
    Obrigada pela visita!

    [Responder]

  3. Lica disse:

    Que delícia! Vários dos meus livros favoritos na lista!

    [Responder]

Deixe uma resposta