Especial Romances de Época

Por , 3 de junho de 2013 9:30

brancoUma das coisas que me dão mais prazer em ler é poder sair do mundo real e encarar uma história em que posso acreditar que os finais podem ser felizes e que as coisas podem dar certo. Por isso, o romance é meu gênero de leitura favorito – é aquele mais presente na minha estante e é aquele que sempre me anima quando preciso.

Logo que comecei a encarar os romances, me deparei com um gênero mais específico: os romances de época. Muita gente revira os olhos, finge que não conhece, e já vai fazendo pré-conceitos de um dos gêneros literários mais lidos no mundo.

Pensando nisso (e um pouco atrasada, é verdade), acho justo mudar a opinião de vocês sobre esse gênero literário maravilhoso. Então queridos, vocês terão 7 posts em 7 dias para parar de “besteira” e começar a ler já um bom romance de época!

 

O que é um Romance de Época?

Romances de época, ou históricos como também são chamados, são histórias que têm como plano de fundo de seu enredo a Inglaterra. O período mais comumente utilizado nesses livros é o que vai da Regência até a Era Vitoriana – traduzindo: o século XIX.

 

Quais são os principais elementos de um romance de época?

Pode ser que na primeira vez em que você ler um romance de época, você estranhe a maneira como a história é conduzida. Mas com o tempo você vai encontrar alguns elementos comuns em todas as histórias, como o fato de que quase sempre se passam com a aristocracia britânica, com seus “Lords”, “Ladies” e todas as suas regras de etiqueta. E depois você acaba entendendo todas as regras da sociedade que acompanham a trama e são, em grande parte, os empecilhos para o desenrolar do romance.

 

O que encontro num romance de época?

Gente, estes livros são tudo de bom! Os melhores livros, aqueles que são bem trabalhados, conseguem retratar em seus enredos uma clara imagem da elite britânica da era vitoriana, todos os seus costumes e acontecimentos históricos, como guerras e conflitos. Ou seja, todo livro tem um pouquinho da História para nos contar.

 

Onde encontro esses livros?

Sem querer desmerecer algumas publicações, a maiorias desses romances de época tinha como destino os pocket livros, ou seja, os famosos “romances de banca”. Logo, muitos livros de qualidade não eram publicados por aqui pelas editoras… Dá para contar as poucas obras da minha estante que considero de qualidade excelente, para indicar para você, querido leitor, ler. Até pouco tempo atrás tínhamos basicamente os livros da Judith McNaught e da Patrícia Cabot.

 

Porém, para a nossa alegria, a Editora Arqueiro, parceira aqui do blog, resolveu investir neste gênero literário! E já embarcou no lançamento de 3 séries das autoras Julia Quinn (que amo!), Lisa Keyplas e Madeline Hunter. Espero que esses sejam os primeiros de muitos livros!

 

Banner sorteio

Deixe uma resposta