Sessão Pipoca – A última chance de Percy Jackson

Por , 11 de agosto de 2013 16:26

percy_jackson_sea_of_monsters_movie-1680x1050

Saber que um livro será adaptado para o cinema pode ser a melhor coisa do mundo para o autor do livro e até para os fãs da série, afinal de contas a história pode passar a ter uma visibilidade bem maior agora e angariar muitos fãs.

Sabemos que fazer adaptações, não é nada fácil. Transformar um livro de 200 ou 300 páginas em uma história de 2 horas tentando não deixar muita coisa de fora da telona, não é trabalho fácil para o roteirista. Ainda mais quando pensamos que a história já pode ter milhares de fãs que precisam ser agradados.

Infelizmente, sou uma pessoa extremamente cética quando se trata destas adaptações, pois já fiquei decepcionada milhares de vezes, e por isso sempre espero o pior das adaptações. Tentando não ficar muito decepcionado com o que verei nos cinemas, sempre mantenho minhas expectativas baixas.

Há um tempo atrás, quando fiquei sabendo Percy Jackson e o Mar de Monstros estava sendo filmado, para não dizer que minha decepção foi grande, vamos dizer que penso que esta é a última chance de Percy Jackson engrenar nas telonas.

Percy-Jackson-e-o-Mar-de-Monstros-fotos-29-5-1-659x433

Sim! Percy Jackson e o Ladrão de Raios, foi tamanha decepção e nem vamos falar do fato de a Anabeth ser morena, tanto para os fãs quando para o próprio estúdio, já que o filme foi fraco nos cinemas, que achei que ele teria o mesmo fim de Eragon. Ou seja, eles iriam parar por aí, afina porque ficar insistindo no mesmo erro?

Por isso querido leitor, eu tinha certeza que esta série não passaria do primeiro filme. E sabe por que? Além de não estarmos falando de Harry Potter, nada foi tão absurdo quanto aquilo que eu vi nos cinemas há alguns anos atrás. Veja bem, adaptar um livro não pode ser tão complicado assim, já que a história esta pronta e o mínimo que voce tem que fazer é resumir para que caibam pelo menos 50% dos acontecimentos no filme.

percy-jackson2

Mas parece que este serviço foi muito complicado para Warner Bros e equipe, já que o primeiro Percy Jackson, para não falarmos que foi horrível, foi absurdamente diferente daquilo que lemos nos livros. E vamos combinar, a história já era muito boa, então não haveria muito esforço. Percy Jackson e o ladrão de raios, quase pode ser comparado as adaptações literárias da Disney (só que a Disney ganha no quesito estragar a história). A coisa toda foi tão diferente do livro, que para colocar no eixo da história originalmente escrita, muitas mudanças teriam que ser feitas, pois muitos fatos omitidos ou mudados no primeiro filme teriam que ser explicados ou colocados nos próximos para que a história ficasse coerente. Não devemos nos esquecer que estamos falando de uma série, e portanto tudo o que ocorre ao longo dos livros tem uma importância crucial para a série. Lembremos de Harry Potter, que teve que dividir o ultimo livro em dois filmes para que tudo fosse explicado no fim.

O negócio é que Percy Jackson tinha tudo para ser um filme de sucesso, todas as fórmulas e apesar de realizarem a segunda tentativa, o que eu andei vendo por aí, nos trailers não me agradou muito. Para este segundo filme, algumas coisas mudaram, alguns atores saíram outros mudaram a cor do cabelo, e principalmente o diretor saiu.

E talvez essa seja a grande mudança, enquanto Chris Columbus tinha no seu currículo somente Harry Potter 1 e 2, este tem filmes de pouca expressão e principalmente parece que não soube trabalhar muito bem os efeitos especiais e principalmente os atores. O que eu vi por aí, não foi nada que mostrasse que este segundo filme superará o primeiro, ou ao menos voltará a colocar a série nos eixos. Uma pena, principalmente para bons atores como Logan Lerman, que interpreta o Percy, que tem talento, mas é mal explorado nesta série.

Realmente estou cansada de ver tantas histórias boas pararem no cinema como lixo, e a cada dia quero menos que um livro seja adaptado para o cinema. Ainda não posso afirmar 100% que odiarei este filme tanto quanto o primeiro, ou achar que eles destruíram a história neste filme sem vê-lo. Semana que vem, depois de curtir na telona do cinema venho aqui contar para voces se este é realmente o fim de Percy.

 

O aniversário de 17 anos de Percy Jackson (Logan Lerman) foi surpreendentemente calmo, sem ataques de monstros ou algo do tipo. Entretanto, uma inocente partida faz com que Percy e seus amigos se vejam desafiados a um jogo de vida ou morte contra um grupo de gigantes canibais. A chegada de Annabeth (Alexandra Daddario) traz ainda outra má notícia: a proteção mágica do Acampamento Meio-Sangue foi envenenada por uma arma misteriosa e, ao menos que seja curada, todos os semideuses serão mortos. Não demora muito para que Percy e seus amigos tenham que enfrentar o mar de monstros para salvar o local.*

Elenco: Logan Lerman, Brandon T. Jackson, Alexandra Daddario
Direção: Thor Freudenthal
Gênero: Fantasia, Aventura
Duração: 1h46m.
Distribuidora: Warner Bros

Data de Estreia: 16 de agosto

 

* Sinopse: adorocinema.com

3 comentários para “Sessão Pipoca – A última chance de Percy Jackson”

  1. Monique Souza disse:

    UAU! Lendo esse post pude me identificar bastante. Eu havia assistido Percy Jackson antes de ler o livro a achei mediano, mas depois que li, tive a certeza de que a obra cinematográfica não foi boa. Estou ansiosa para o segundo filme, ainda resta em mim uma esperança haha. Beijinhos! Até!

    [Responder]

  2. Isa Aragão disse:

    Eu assisti o filme e me perguntava sempre: Cadê a história do livro? Eu achei um pouco melhor que o primeiro. Os feitos em 3D ficaram bons e tal, mas não é a história que Rick Riordan escreveu.

    [Responder]

  3. EU amei a série literária, mas fiquei um pouco decepcionada com o primeiro filme. Mesmo assim vou querer conferir.
    Bjs, Rose.

    [Responder]

Deixe uma resposta