Entre Páginas – Luxo

Por , 15 de maio de 2014 10:34

O que você faria para viver um verdadeiro amor?

Livro Luxo Anna Godbersen ResenhaEm 1899, fim do século XIX, intrigas, mentiras e desejos obscuros são guardados por baixo de vestidos luxuosos. Manhattan, o lugar onde as famílias mais poderosas da América vivem, entre mansões, bailes e muito Luxo. Elizabeth Holland, Diana Holland e Penélope Hayes, estampam capas de jornais por serem as jovens mais notadas na sociedade norte americana, mas cada uma delas guarda seus segredos a sete chaves e tudo acaba quando a morte resolve aparecer para uma delas. E agora todos deverão pagar por seus atos.

Pense em Gossip Girl, só que em uma época diferente e um pouco melhor? Assim é Luxo. E o que mais me encantou na história foi por se passar no passado.

Lendo o livro, percebi como as coisas eram diferentes naquela época, casamentos arranjados, manter as aparências, ser gentil até com as pessoas mais odiosas, carruagens, casarões, bailes e muitos pretendentes. A coisa que as pessoas mais se preocupavam na época era só em arrumar um casamento para se garantir na vida.

A história pode ser um pouco previsível e um tanto clichê, mas mesmo assim não consegue apagar o brilho por trás de cada personagem. Elizabeth me irritou no começo do livro, mas do meio para o fim ela me surpreendeu totalmente, de sem sal, para uma garota totalmente corajosa para seu tempo. Penélope é aquela vilã que amamos odiar, e Diana é sim a personagem que mais brilha durante a leitura, ela é totalmente diferente de Elizabeth, e a única coisa que as unem mesmo é a relação de sangue.

Como eu já disse, a história é previsível e logo no começo eu já previ o final, mas fico pensando se não é essa a intenção mesmo que a autora quis passar!? Ana Gosbersen tem uma escrita muito gostosa e de fácil entendimento, e por se tratar de um romance de época, a narrativa dela não é pacata como a de Patrícia Cabot (Aka Meg Cabot, em Aprendendo a Seduzir, que eu desisti de ler, porque é chato). Sem contar nas descrições que ela faz sobre a Nova York daquele tempo, até parece mesmo que ela vivenciou tudo aquilo.

Os acontecimentos são contados de forma intercalada entre os personagens do livro, cada capítulo é sobre o ponto de vista de um, mas a estória é contínua e flui muito bem, o que é bem legal.

Romances proibidos, ganancia por muito dinheiro, chantagem emocional e moral, e muita história por trás da Nova York do fim do século XIX. Esse é Luxo.

A série Luxo (The Luxe) é composta por: Luxo, Intriga, Inveja e Splendor*

* Ainda não lançado no Brasil.

Ficha técnica:
Título: Luxo
Autor: Ana Godbersen
Editora: Rocco
Páginas: 400
Avaliação: 4/5 estrelas

Deixe uma resposta