O Noveleiro – Império

Por , 21 de julho de 2014 13:54

Logo-Novela-Império-Rede-Globo

Aguinaldo Silva (71), esse é um nome conhecido e bastante influente no mundo das novelas. Já emplacou vários sucessos de audiência: Roque Santeiro, Tieta, A Indomada, Senhora do Destino, Fina Estampa entre outras. Agora vem apostando todas as suas fichas em seu novo folhetim, Império, a estrear hoje (21). Será que vai conseguir prender e cativar um público fiel, que há algum tempo só tem caído e se debandado para outras mídias. Um novelão, com muitos clichês e surpresas como o público gosta é o que promete Silva, que tem mais uma missão nas costas, alavancar o horário das 21h.

Divida em duas fases, Império conta a história de José Alfredo (Chay Suede) que chega do nordeste ao Rio em busca de uma vida melhor, bate na porta do irmão Elivaldo (Thiago Martins) e de cara já conhece Eliane (Vanessa Giácomo) sua cunhada mais velha, por quem vai nutrir um amor proíbido. Amantes, resolvem fugir para viver seu amor, mas acaba no mesmo dia descobrindo que está grávida, e a irmã Cora (Marjorie Estiano) envenena a irmã e afirma que esse filho só pode ser do marido. Deixando José Alfredo sozinho na rodoviária a ver navios. Partindo em rumo ao desconhecido, José Alfredo conhece Sebastião (Reginaldo Faria) durante a viagem e o convence o jovem a trabalhar com exploração de pedras preciosas, resolvendo levar o jovem para a Suíça.

No avião, José Alfredo conhece Maria Marta (Adriana Birolli), uma jovem que vem de família tradicional, porém decadente. Ele vê em Marta Maria a chance de tirar sua vida da miséria e fazer seu nome ser reconhecido na alta sociedade, e casa-se com ela. No meio tempo, José Alfredo conhecer a empresária portuguesa Maria Joaquina (Regina Duarte) que vai infiltrá-lo no mercado das pedras e mostrar por onde o dinheiro fácil chega mais rápido, sem pular etapas burocráticas na visão deles. Por causa da construção do seu suposto império, José Alfredo será capaz até mesmo de matar um homem.

Anos depois, José Alfredo é Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) e já divociado de Maria Marta (Lília Cabral), ex que faz de tudo para atasanar sua vida e tenta a todo o custo colocar seus três filhos ,a cult Maria Clara (Andréia Horta), o ambicioso José Pedro (Caio Blat) e o mimado João Lucas (Daniel Rocha) na Joalheria Império, que o deixou milionário. Maria Marta quer ver o ex-marido destruído e fará de tudo para vê-lo na ruína. Enquanto isso, José Alfredo se dedica a realizar expedições de predas, que não passa de uma desculpa para se encontrar com sua amante Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), uma ninfeta do interior que sonha em ser modelo.

A queda do império de José Alfredo começa quando um sonhado e poderoso diamante da África do Sul se perde no Monte Roraima. Que em sua visão mística, acredita que tudo vai por água abaixo caso ele não encontre sua pedra favorita, que está sendo substituída por até então um falso brilhante (antigo nome da novela). Para piorar tudo, a irmã da ex-amante, Cora (Drica Moraes), vai reaparecer afirmando que Cristina (Leandra Leal) é filha bastarda dele com Eliane (Malu Galli). A moça batalhadora trabalha no camelódromo do centro do Rio de Janeiro e cria sozinha o pequeno Victor (Adriano Alves), filho da sua meia-irmã, Tuane (Nanda Costa), que caiu no mundo atrás de um marido rico. Ela ainda luta para tirar o outro meio-irmão, Elivaldo (Rafael Losso), da prisão.

Com toda essa trama, Império deseja trazer os dias de glória da telenovela brasileira de volta. Uma novela com características típicas e que agrega novos núcleos e junta elemento dos dias atuais. Como por exemplo um núcleo gay com pelo menos 4 personagens, o que é um ponto delicado, pois o novo já passou e o frisson em cima de levantar bandeiras e causas já é algo que ficou por conta de outros novelistas.

Prevista para ficar no ar com 209 capítulos de 1h10 (exceto Quartas) e 50m (Quartas). Império com seu anti-herói, uma mocinha batalhadora, e pelo menos 3 vilões da pra virada, contará com um grande eleco: Alexandre Nero, Lília Cabral, Caio Blat, Andreia Horta, Daniel Rocha, Nanda Costa, Malu Galli, Rafael Losso, Cris Vianna, Ailton Graça, Zezé Polessa, Tato Gabus Mendes, Letícia Birkheuer, Joaquim Lopes, Suzy Rêgo, Erom Cordeiro, Adriana Birolli, Paulo Vilhena, Maria Ribeiro, Klebber Toledo, Marina Ruy Barbosa, Rafael Cardoso, Leandra Leal, José Mayer e Drica Moraes.

Agora é esperar estrear e ver como vai reagir o IBOPE, porque com uma história forte como essa, cheia de suspense e características folhetinescas de novela clássica com certos elementos atuais, só pode se transformar em um novo sucesso, é o que deseja o autor e a cúpula da Rede Globo, que não esconde de ninguém que Império será “Um novelão”.

Deixe uma resposta