Guia de Sobrevivência Bienal de São Paulo 2014

Por , 23 de agosto de 2014 9:00

bienal01

Nós amamos a Bienal!

Não existe outro evento literário no Brasil que reúna pessoas tão ecléticas pelo gosto da literatura nesse porte. E para quem mora perto de São Paulo, ou pode participar de alguma edição, vai aprendendo uma coisa ou outra sobre o evento.

Uma, é que após chegar lá, mesmo sozinha você vai se sentir em casa, porque assim como você, tem mais de mil pessoas ao seu redor que também gosta de livros! É quase um alívio!

E o outro, é que nem tudo é um mar de rosas, e para que você curta essa experiência da melhor forma possível, listamos alguns pontos de sobrevivência para que você vá pelo menos sabendo que eles existem.

 

Comidas Caras

Sim meu amigo, assim como qualquer lugar com evento fechado, a Bienal também tem o preço de comidas e bebidas um pouco salgado, principalmente para quem pretende ficar o dia inteiro, e terá que depender do lugar para fazer todas as suas refeições.

Uma dica é ser bem consciente sobre aquilo que te sustente para não sentir fome tão cedo, assim como evitar comidas que possam te deixar enjoado como frituras, para não estragar o seu dia também.

Além disso, você pode levar algumas comidas como salgadinhos, bolachas e lanches. Novamente, opte por aquilo que te sustente. Mas se vai ficar o dia inteiro na feira opte por fazer uma refeição pelo menos. Afinal, todos querem economizar, mas não dá para ficar carregando comida para todo o lado, enquanto você olha os livros.
Vai enfrentar fila de autografo? Tenha itens preparados para aqueles momentos em que você não vai conseguir/querer sair dela.

Preços de Livros nada convidativos

Já compramos livro por R$ 1? Sim

Já compramos livros por R$ 5? Sim

Mas uma grande lenda urbana, é que na Bienal todos os livros vão estar mais baratos.

Sendo assim, se estiver com pouco dinheiro pesquise se compensa tal título naquele momento. Geralmente as editoras aproveitam para baixar os preços de alguns títulos menos conhecidos ou antigos, e pode ser uma opção mais vantajosa terminar de completar uma coleção, do que comprar um livro que saiu faz pouco tempo.
Também aproveite para comprar aquele livro que você não encontrar por aí facilmente.

Por exemplo, na última Bienal eu comprei sem nem me preocupar com o preço ‘Cante para Eu dormir’, isso porque na época a Editora Pandorga tinha um alcance menor e não conseguia encontrar o livro tão facilmente.
Se puder, espere pelo 2° final de semana, que é quando os preços sofrem uma (ligeira) redução.

Roupas confortáveis

Look do dia: Vou encontrar com um autor, mas vou ter que esperar na fila por 7 horas.

Esse é um ponto importante, porque ninguém quer ir de qualquer jeito, principalmente quando você vai encontrar como seu autor favorito e quer tirar foto. Mas preze também o seu conforto.

Lembre-se você pode precisar sentar no chão, andar sem rumo por horas e aguentar as horas da fila.
E quem quer estrear aquela roupa super fashion e nada prática, o SP Fashion Week acontece dos dias 03/11/2014 A 07/11/2014.

Em Chamas: Se prepare para o calor

Não sabemos como pode estar esse ano, mas devido ao tamanho e quantidade de pessoas, o ar condicionado do Anhembi sempre deixa a desejar. E os stands lotados principalmente nos finais de semana, é um desafio grande para quem não veio preparado.

Portanto, mesmo que esteja nevando quando você sair de casa, lembre-se de estar preparado também para conseguir um pouco de frescor.

Filas, Filas e Filas

Banheiros, stands, caixas, ônibus , alimentação, eventos e autógrafos.

Se preparem emocionalmente para a quantidade imensa de filas que vão enfrentar. Se você precisa fugir disso, opte por ir ao meio da semana ou bem cedo.

Porque você pode até fugir da fila de alguns lugares, mas ela vai te encontrar.

E espero que você tenha um bom livro para lhe acompanhar nesse momento. Pelo menos, nesse quesito, você está indo para o lugar certo.
Uma ótima Bienal para todos!

Sem título

Deixe uma resposta