Vamos Explorar! – Thais na Europa – Vai de trem ou avião?

Por , 26 de outubro de 2014 11:22

Semana passada eu falei um pouco de como foi a compra de passagem de ida e volta para a Europa, e hoje eu venho contar para vocês qual foi a escolha para se locomover entre os diversos países.

Na verdade foi bem difícil, são tantas as opções. Fazer o trecho de trem, com a opção de utilizar um passe? Ir de carro em alguns trechos? pegar avião… foi realmente uma escolha bem difícil.

 

Boa parte dos mochileiros fazem o percurso de trem, e tem no passe de uso ilimitado um ajuda para perambular pelos diversos países da Europa sem gastar muito. Porém quando você não tem tanto tempo assim para passar viajando, e quando começa a colocar no papel se realmente o preço que se gasta com as reservas e trem de alta velocidade nem sempre o trem vale a pena.

Nesta empreitada descobrimos as companhias Low Cost, e voamos por toda a Europa pela Easyjet, sem muitos problemas com os voos (apenas um atraso de meia-hora) e um ar condicionado extremamente frio, mas pudemos reservar todos os lugares, e economizamos razoavelmente bem nos deslocamentos, afinal foram oito voos.

Atenção se estiver procurando ir de trem:

– O passe de trem é uma boa alternativa se voce tem bastante tempo livre para ficar no trem, principalmente para viagens longas. Nos trens de alta velocidade, apesar da comodidade as passagens tem um preço mais salgado, muito próximo a alguns voos comerciais.

– O site Rail Europe é excelente para fazer pesquisas de passagens e comprar passes de trens, mas esteja bem atento as regras! Caso for comprar passagens isoladas de trens de alta velocidade como Eurostar (Londres-Paria-Bruxelas), ou na Itália compre diretamente nos sites das empresas, pois a Rail Europe cobra uma taxa de serviço que pode chegar a 40 Euros!

– Na Itália utilize os trens de alta velocidade a vontade, pois eles são bem mais baratos do que o resto da Europa e o serviço é excelente. Fiz os trechos Roma-Florença-Veneza-Milão de trem pela Trenitalia e Italo.

 

De avião:

– A Europa tem diversas companias aéreas Low Cost, sendo a Ryanair e Easyjet as mais conhecidas. As passagens são bem mais baratas, mas possuem diversas limitações, como peso e tamanho de bagagem. Cada companhia tem um política e por isso antes de comprar a passagem leia com cuidado todas as regras.

– Não adianta procurar as passagens em sites de busca como o Decolar.com, pois as passagens baratas que aparecem nele são apenas ilusão, pois estão sem as taxas. Um bom site de buscas é o Skyscanner, mas eu indico é comprar a passagem diretamente no site das cias.

– Atenção para o fato de que as cias Low Cost costumam operar nos aeroportos menores e mais distantes nas cidades maiores, como Londres, os voos chegam e partem de Luton e Gatwick e não Heatrow.

 

 

Deixe uma resposta