Entre Páginas – Falling Into Place

Por , 14 de janeiro de 2015 10:00

Quando Falling Into Place, começou a entrar na lista de melhores do ano ainda em 2014, eu fiquei no mínimo curiosa. Acabei lendo o livro de estreia de Amy Zhang, somente para concordar com cada um deles.

 

18163646Inércia, força, massa, gravidade, velocidade, aceleração…..causa e efeito. Liz Emerson não entende nada disso. Mas eu sim. Eu entendo como eles caem. Onde eles caem. Porque eles caem. Eu entendo a sua tristeza, solidão e o seu silêncio, o seu coração destroçado.

Não precisa ser desse jeito, né?

Não foi sempre desse jeito, não é?

Fique viva, Liz Emerson, fique viva.

 

Você quer me fazer ler um livro? Chegue e me fale que esse é o melhor livro que você leu no ano, no semestre, na vida. Liste com um amor sincero e antes que você termine de falar, tenha certeza: Esse livro vai entrar na minha lista.

Por quê? Porque eu simplesmente preciso saber. Vai que o livro é o melhor? Como eu vou continuar vivendo com essa dúvida na cabeça?

O drama de Liz Emerson, contado em um emaranhado de idas e voltas ao longo da sua vida (seja 12 anos ou 5 minutos), faz com que nós, leitores, vamos cantando os retalhos e formando uma imagem de quem a personagem realmente é.

Na maioria dos livros sobre bullying ou YA em geral, sempre vemos a história sobre os olhos ou do personagem que sofre com o assédio, mas não nesse. Liz Emerson construiu uma imagem e uma reputação para si mesma. Ela tem uma posição, um status, um jeito de continuar a tratar as pessoas de uma forma horrível mesmo sabendo que estava errada.

 

“ Funny things, aren’t they? People. They only believed in what they could see. Appearances were all that mattered, and no one would ever care what she was like on the inside. No one cared that she was breaking apart.”

 

Ela tenta dentro da sua mente encontrar saída e desculpas para o resultado das suas atitudes, e o acúmulo de culpa pelas suas ações não faz com que ela as mude, afinal ela tem o seus status para preservar, mesmo sabendo que é simplesmente uma casca que esconde quem ela é de verdade: somente uma menina perdida precisando de ajuda.

Amy Zhang, no seu livro de estreia, tem uma forma interessante de contar a história e usa uma narradora que só vamos entender no final a sua real influência na vida de Liz.

Zhang monta uma narrativa interessante e ao mesmo tempo emocionante.Você tem raiva de Liz, você ama Liz, você quer ajudar Liz, você quer que Liz tenha o que ela merece.

É um livro poderoso que retrata como nos enganamos com as aparências. O livro pode se passar em uma escola com adolescentes, mas nos cada um de nós sabe o quanto é difícil descobrir quem nos somos, e ainda é pior tentar conseguir lidar com essa informação.

 

Ficha técnica:

Livro: Falling Into Place

Autora: Amy Zhang

Editora: Greenwillow

Páginas:294

Classificação: 4/5 estrelas

Deixe uma resposta