461 anos de Sampa

Por , 25 de janeiro de 2015 16:25

SP

 

Sentados em volta da mesa de uma cafeteria pertencente a uma rede internacional, baseada em uma grande avenida comercial de São Paulo, a nossa equipe debatia quais eram os prós e os contras de viver nessa megalópole.

E, entre um argumento e outro, uma coisa era unânime: o fato de que aproveitamos muito pouco o que a cidade tem para oferecer.

Pensando nisso, resolvi aproveitar a data na qual São Paulo completa 161 anos para indicar alguns pontos turístico que todos devem conhecer – principalmente os paulistanos!

* Eu poderia ficar um ano aqui apontando o outro lado: o trânsito, a violência, a mendicância, a poluição… Mas eu acredito que essa é – ou deve ser – a exceção à regra. Os paulistanos (eu incluída) passam tanto tempo criticando a cidade, que acabam fechando os olhos para as coisas boas que ela tem para oferecer.

 

Avenida Paulista

 

Avenida Paulista

 

Resolvi começar por um lugar que sempre me despertou encanto. Desde pequenininha, abria um sorrisão toda vez que alguém sugeria passear na região de uma das principais avenidas de São Paulo.

Hoje, tendo a oportunidade de trabalhar todo dia na Paulista, ainda me surpreendo com a diversidade das pessoas que frequentam o local. Parece que você pegou uma pitadinha de cada cultura, misturou tudo no liquidificador e colocou na avenida. Sem contar os inúmeros artistas de rua que enchem as calçadas de música. Vale a pena parar para ouvir!

 

Livraria Cultura do Conjunto Nacional

 

Livraria Cultura

 

Ok, eu sei. Como assim estou colocando um estabelecimento comercial aqui? Mas a Livraria Cultura do Conjunto Nacional já é praticamente um ponto turístico da cidade. E não é para menos! É um verdadeiro paraíso para os leitores!

A loja é grande, bonita, cheirosa e é um local obrigatório para qualquer “turista”!

 

Parque do Ibirapuera

 

Parque do Ibirapuera

 

Além de grande, bonito e bem verde e florido, o Parque do Ibirapuera oferece uma porção de atrações bacanas. Tem museus, auditório, observatório e vira e mexe possui apresentações musicais e artísticas.

Não há nada tão gostoso quanto fazer um pic-nic às beiras do lago, assistir à dança das águas e andar de bicicleta com os amigos ali. E aqui faço um “mea-culpa”, pois apesar de adorar esse lugar (e passar na frente todo dia no trajeto de volta para casa), vou muito pouco ou quase nunca.

 

25 de março

 

25 de março

 

Sei que tem muita gente revirando os olhos agora, mas a verdade é que eu simplesmente a-do-ro a rua 25 de março. É cheia, é fedida, é muvucada, mas é também repleta de coisas interessantes.

A rua já se tornou sinônimo de cacarecos e coisas baratas (se bem que hoje não tão baratas). Vale a pena tirar o dia para pesquisar… E comer uma esfiha no árabe!

 

Mercado Municipal

 

Mercado Municipal

 

Se você já está na 25, sugiro aproveitar e dar uma passada também no Mercado Municipal, conhecido carinhosamente por “Mercadão”.

Além de o lugar ser interessante em si, é recheado por frutas suculentas, castanhas e temperos pra lá de gostosos! E, claro, não dá para não experimentas as especialidades da casa: o pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela! Faz parte do roteiro!

 

Sala São Paulo

 

Sala São Paulo

 

Uma antiga estação ferroviária, a Sala São Paulo é um verdadeiro marco na arquitetura. Além de ser um local bem bonito, a Sala possui um repertório de apresentações musicais bastante rico, com performances de orquestras e maestros do mundo tudo.

 

Teatro Municipal

 

Teatro Municipal

 

Mais um local lindíssimo que vale a pena figurar no seu roteiro! O Teatro parece um palácio europeu, com suas escadarias de mármore, afrescos e poltronas de veludo vermelho.

E indico ficarem de olho na programação cultural do local, pois ela é recheada de balés, peças e apresentações musicais de primeiríssima qualidade!

 

Estação da Luz/Museu da Língua Portuguesa

 

Estação da Luz

 

Um passeio 2 em 1! Você pode passar pela estação King’s Cross e, de quebra, mergulhar no mundo das palavras de forma criativa e interativa.

Apesar de um tanto muvucada, a estação da Luz trás elementos arquitetônicos antigos e impressionantes. Dá a impressão de estarmos em um filme como A Invenção de Hugo Cabret!

 

Museu do Ipiranga

 

Museu do Ipiranga

 

Mais um dos meus passeios culturais preferidos de São Paulo!

O Museu já impressiona à primeira vista, com um jardim belíssimo na frente e um casarão igualmente belo atrás.

Além da própria fachada do local, o acervo também impressiona. Afinal, sempre me fascinei ao poder conferir detalhes do dia a dia dos nossos antepassados.

Infelizmente, no momento o local está fechado por motivos de restauração, mas vale colocar na agenda para conferir assim que reabrir!

Deixe uma resposta