Pipoca Salgada: O Jogo da Imitação #Oscar2015

Por , 4 de fevereiro de 2015 12:10

The-Imitation-Game-poster

 Durante a 2° Guerra Mundial o matemático Alan Turing ( Benedict Cumberbatch) é contratado pelo governo inglês, ao longo de outros profissionais para poder desvendar os códigos dos nazistas e assim terem condição de vencer a guerra.

Os eventos e seu trabalho durante esse período, irá mudar o modo como o mundo vê as máquinas ‘que pensam’.

A expectativa em relação a um trabalho pode ser boa ou ruim.

No caso de O Jogo da Imitação, o fato do filme ser baseado em eventos reais e até um tempo atrás secretos da 2° guerra mundial, ter no elenco astros como Benedict Cumberbatch e Keira Knightley, e ainda por cima ser indicado para todos os prêmios da temporada, elevou ainda mais a minha expectativa.

Só que o trabalho entregue nesse filme, não atingiu nem um terço do que eu esperava.

Tínhamos aqui uma boa história, um roteiro ok e um elenco competente, mas faltou cola para grudar tudo isso. O filme não chega a ser necessariamente ruim, porém é um filme mediano, o que não quero ver em um indicado para o Oscar.

A safra do ano passado não foi das melhores, até dou isso ao favor dele.

Enquanto dá para entender a indicação, mas não uma possível  estatueta para Benedict Cumberbatch, a indicação de Keira é totalmente fora.

Não vi muitos filmes ano passado, mas peço desculpas a qualquer grande performance de atriz coadjuvante que pode ter perdido a sua vaga para o papel de Keira.

Ela não está ruim, só é mais do mesmo dentro do que conhecermos das suas atuações.

E aí esta a questão de tudo, todo mundo está na média, e porque devemos premiar um filme porque ele simplesmente seguiu uma cartilha?

Do primeiro ao último minuto não há um gás de sagacidade.

Quem está na tela parece em vários momentos à parte da história e em alguns momentos é até possível esquecer que estamos falando do período mais negro da historia mundial.

O roteio, a edição e até mesmo as atuações não vendem a ideia, e a não ser que o espectador seja um aficionado pelo assunto, a apatia demora a vir.

Porém, acredito que a pior falha, foi esse filme ter sido ‘vendido’ para o público, como uma narração dos eventos da segunda guerra. Eu mesma peguei esperando isso, mas o filme é a história de Alan Turing. Ponto.

Talvez essa informação lhe ajude a gostar mais do que eu.

E mesmo tendo feito projetos tão incríveis e tendo tido uma história triste de vida, só isso não bastou para salvar a trama do filme, e a única explicação que tenho para o filme ter recebido tanto burburinho e a própria indicação para o Oscar, é porque é uma produção Weinstein (AKA chefões de hollywood).

Se um filme assim consegue uma vaga para o prêmio mais importante do cinema, então todos tem esperança, só precisa ter as costas quentes para isso.

Sempre fico atrás quando não gosto de algo que todo mundo gostou, mas hey! O que podemos fazer?

#Oscar2015  O filme concorre nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Atriz Coadjuvante (Keira Knightley), Direção, Roteiro Adaptado, Edição, Design e Trilha Sonora.

O Jogo da Imitação estava tendo sessões de pré-estreia em vários cinemas, mas entra oficial em cartaz nessa quinta-feira, dia 05 de fevereiro.

 

Deixe uma resposta