Entre Páginas – Tons de Desejo: Jamie Dornan

Por , 20 de abril de 2015 14:45

Antes de mais nada, devo confessar que tenho um preconceito antigo sobre biografias de pessoas com menos de 50 anos que ainda estejam vivas.

Eu sei, pode parecer cruel, mas a não ser que você tenha vivido algo tão impressionante como Malala, ou que tenha mobilizado uma comunidade em prol de uma boa causa como a Isadora Faber, 20, 30 anos significa apenas o começo de uma trajetória ou carreira bem sucedida. Quem sabe o ápice de sua vida ainda não estar por vir?

Tendo dito isso, também devo fazer um mea-culpa e dizer que quando recebemos um e-mail do Grupo Record oferecendo a biografia Tons de Desejo, que narra o início da carreira do modelo e ator Jamie Dornan, escrita pela autora Alice Montgomery, fiquei bastante tentada a lê-la. Já havia virado fã do Jamie por causa de seu Golden torso sua atuação como o serial-killer Paul Spector em The Fall e fui uma das pessoas que comemoraram quando ele aceitou dar vida a Christian Grey em Cinquenta Tons de Cinza.

Consegui suprir minha curiosidade? Apenas em parte.

 

Tons de Desejo Jamie DornanA primeira biografia a mostrar como Jamie Dornan verdadeiramente é entre quatro paredes.

Jamie Dornan está prestes a se tornar um dos maiores símbolos sexuais do cinema ao dar vida ao Sr. Grey, o polêmico e irresistível personagem de Cinquenta tons de cinza. No entanto, o jovem ator se mantém quase tão enigmático quanto o personagem que interpretará. O livro de Alice Montgomery vai revelar tudo que os fãs querem saber sobre o misterioso Jamie, desde sua infância trágica até seu trabalho como modelo da Calvin Klein, passando por seu namoro com Keira Knightley e o casamento com Amelia Warner. Como o papel de um famoso bilionário sadomasoquista se relaciona com a imagem real de marido e pai de família exemplar? E como Jamie lidará com a fama após Cinquenta tons de cinza o levar ao estrelato?

 

Logo na capa, uma chamada promete: “Uma biografia íntima e reveladora do ator de Cinquenta Tons de Cinza”. Mas, se você pensa que vai descobrir fatos inéditos e bombásticos do astro, pode começar a diminuir suas expectativas…

Quem já assistiu, leu ou ouviu alguma entrevista com Dornan sabe que ele é uma pessoa bem reservada, que não gosta de se expor muito. E isso reflete na biografia de Alice Montgomery. A sensação que tive durante a leitura é que grande parte das afirmações (exageradas) de que “Jamie estava devastado…” ou “ele não se recuperaria tão fácil…” são meras interpretações da autora, sem base em nenhum fato ou fala expressa pelo ator.

O livro começa já com a “polêmica” da escalação de Jamie no papel que, segundo Montgomery, “mudaria sua vida para sempre” (sim, a obra é repleta de expressões como essa, ad nauseum). Alice revive todas as especulações dos fãs e da mídia sobre quem interpretaria o bilionário Christian Grey na telona, passando pela desistência de Charlie Hunnan e outros possíveis nomes cogitados para o papel, até a repercussão da contratação de Dornan.

Em seguida, a autora volta no tempo e retoma, brevemente, a história da família de Jamie: como seus pais se conheceram, seu nascimento e infância… E aí já pula para a perda de sua mãe, quando ele tinha 16 anos, assim como o trauma sofrido pela perda de amigos em um acidente de trânsito – tudo assim, de forma rápida e superficial.

Montgomery parte então para o início da carreira profissional de Jamie: sua predisposição para os esportes (principalmente o rugby), sua breve tentativa de cursar marketing na faculdade e as penúrias em Londres, enquanto ele tentava descobrir o que queria fazer da vida.

Sua ida para o mundo da moda soa como algo natural, quase acidental. Desde o começo a autora bate na tecla de quanto Jamie se sentia desconfortável realizando trabalhos como modelo, mas que via na profissão uma forma de conquistar sucesso e estabilidade financeira – o que, convenhamos, não foi nada mal. Em pouco tempo ele se tornou o “queridinho” de grandes marcas como Calvin Klein e pousou com celebridades como Eva Mendes, Kate Moss e Gisele Bündchen (as mina agradece <3).

Paralelo a isso, temos uma graaaaande parte dedicada ao mimimi relacionamento de Jamie com a Keira Knightley e o quanto ele detestava ser reconhecido apenas como “o namorado ou ex da atriz”. Pelo que a autora demonstra, esse teria sido o principal fator da separação dos dois.

Alice também entra nas tentativas de Dornan se provar como autor: sua participação em Maria Antonieta, na série Once Upon a Time, na série New Worlds, no filme Flying Home e, claro, no sucesso de The Fall. Porém, pessoalmente senti que a autora enrolou demais nessas partes. São capítulos inteiros dedicados a cada produção, contando o enredo em detalhes e repletos de digressões. Em alguns momentos você nem lembra que está, supostamente, lendo uma biografia do Jamie Dornan – parece um almanaque da TV ou do cinema.

Outro ponto é a breve pincelada no seu relacionamento com Amelia Warner. Depois de toda a enrolação dedicação ao romance dele com a Keira, esperava-se que a autora desse destaque para a relação com a mulher que viria a se tornar a Sra. Dornan. Porém, o capítulo dedicado a ela foca mais na história polêmica dela com o ator Colin Farrel do que no protagonista do livro, ou seja, Jamie.

Claro que a obra volta a falar de Cinquenta Tons de Cinza, com direito a um pedaço dedicado à história de E. L. James e o surgimento da história de Ana e Christian (viram quantas voltas ela dá?), mas no momento em que o livro foi escrito o filme nem havia sido lançado ainda.

Em resumo, senti que o livro serve apenas como uma curiosidade para os fãs do artista… Se bem que quem é mesmo deve ter conhecimento de pormenores muito mais inéditos do que apresentados no livro. Claro que é sempre bom ter uma fonte que traga as informações “organizadas” para consulta, mas a obra não apresenta nada que não possa ser encontrado facilmente na internet.

 

Ficha técnica:

Livro: Tons de Desejo: Jamie Dornan (Shades of Desire: Jamie Dornan)

Autor: Alice Montgomery

Editora: Best-Seller

Páginas: 265

Classificação: 3/5 estrelas

Deixe uma resposta