Entre Páginas – Por que Indiana, João?

Por , 28 de maio de 2015 14:38

Por_que_Indiana_João

O que eu mais gosto na vida é quebrar a cara mesmo, juro que não tinha a mínima vontade de ler esse livro. Não sei se foi pelas pessoas que o liam, se foi pela capa (EU ACHO LINDA) ou por outro fator qualquer, mas o fato é que a vontade mesmo era zero. Graças à uma promoçao de um site consegui ele por R$9,90 e foi a deixa para querer ler, a síndrome de consulmismo batendo né? Tudo sei que assim que chegou só abri uma única página para avaliar e quando vi já estava no meio do livro e nem percebi.

Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor.

Como eu disse no começo comecei a ler o livro e logo de cara já fui até a metade sem nem perceber. E o trunfo além da ótima escrita do autor é o ambiente em que o livro é narrado, nada além do Ensino Médio amado por uns e odiado por outros. Foi impossível não lembrar com um gosto de saudade dos meus tempos de escola, porque tudo o que o João vive no livro eu já vi pessoas vivendo, tanto as partes boas quanto as partes ruins.

O tema central do livro é o bullying e ele foi muito bem abordado pelo autor, e conseguiu que não caísse na mesmice que alguns livros caem, e transformou um livro que tinha tudo para ser simples em uma história emocionante e verdadeira. Sério, só li verdades.

Por ser o livro de estréia do Danilo senti muita firmeza na escrita, com tudo coerente e certo. E a escrita dele é tão fluida que é muito fácil você terminar o livro sem nem perceber e no mesmo dia. Só notei um errinho de continuidade que não atrapalha a história e nem nada, só fui chato e notei isso.

Adorei o livro de verdade e ele é 5 estrelas fácil. Todos os elementos nele são incríveis e me fez relembrar aquele tempo bom de colégio, onde os nossos problemas por menor que fossem se tornavam gigantes. Quero ler mais livros legais assim, ah quase ia esquecendo que o plot central do livro me lembrou bastante outro livro nacional sobre bullying e uma história real, “Diário de Classe“. Dê uma chance à esse livro, tenho certeza que vai terminar ele com uma ótima sensação.

Ficha Técnica:

Livro: Por que Indiana, João?

Autor: Danilo Leonardi

Editora: Giz Editorial

Nota: 5 estrelas

Deixe uma resposta