Pipoca Salgada – Ex Machina

Por , 7 de agosto de 2015 12:05

ExMachina_Payoff_hires2

Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial.

Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

Desde que vi o primeiro trailer o buzz por Ex Machina, eu já fiquei animada em ver o filme. Não só porque teríamos Alicia Vikander (lembra quando falei que ela estaria em todo lugar esse ano?) no papel de uma robô criada com Inteligência Artificial, mas porque a sinopse prometia.

Apesar do modesto orçamento (somente 11 milhões) em termos visuais a produção não deve nada para as grandes produções. Muito pelo contrário, talvez o orçamento curto, ajudou que o roteiro fosse mais afiado.

Ex-Machina-Download-WallpapersA interação entre Caleb e Nathan está na medida certa e não sabemos na metadE do tempo se queremos matar o Nathan ou não.

Domhnall está muito bem no papel de Caleb e vamos embarcando na sua mente e na paranoia que o vai tomando ao longo da semana de testes. Não posso negar que no lugar dele iria fazer exatamente a mesma coisa.

Além da direção e roteiro de Alex Garland, a trilha sonora está no ponto e forte, dando o tom certo para as cenas de suspense.

Mas o ponto alto é Ava, aliando a atuação de Alicia (que transparece sem demonstrar tantas emoções) com o próprio fascínio da personagem em todos os momentos do filme.

Do começo ao fim, no momento que você Sabe que ela existe não um minuto de paz até o final do filme porque você simplesmente quer saber quem é aquela personagem tão enigmática.

Assim como Caleb, você quer quebrar o código dela.

Tenho certeza que o filme será ‘vendido’ como somente uma ficção científica, mas não se deixe cair nessa história. Aqui está um suspense aliado com um pouco de ficção cientifica que lhe fará ficar grudado na cadeira até o final.

E sem dar spoiler: depois dele também.

Ficha técnica:
Título: Ex Machina
Título original: Ex Machina
Diretor: Alex Garland
Elenco:  Alicia Vinkander , Domhnall Gleeson e Oscar Isaac
Gênero: Suspense/Ficção Cientifica
Duração: 108 minutos
País: EUA
Ano: 2015
Nota: 9.0/ 10

Deixe uma resposta