Chá das Cinco – Entre Páginas: Henrique IV – Parte 2

Por , 15 de setembro de 2015 17:00

Header post

Aviso aos navegantes:

William Shakespeare escreveu peças para serem encenadas, por isso é muito diferente você somente ler o material. No final de cada post, tentarei colocar links para peças disponibilizadas pelos realizadores no Youtube, para que essa vivência seja presenciada

 

Esse post faz parte do Desafio Shakespeare!
Para conhecer o desafio completo, clique AQUI!

A Experiência

Quando a primeira parte de uma peça é chata, podemos ter esperança para a outra? Eu tinha, mas no contexto geral Henry IV não atingiu as minhas expectativas, e aí caímos em um fator comum que pode abalar o seu desafio: a chatice.

Explico que: Shakespeare não é chato (como eu aprendi por bem ou por mal nesse desafio), mas nem é sempre fácil (como eu também aprendi nesse desafio) e por isso, nem sempre a opção de estar se divertindo imensamente, vai ser o ponto que vai lhe fazer continuar o desafio.

Meu grande conselho como alguém que sentia isso toda vez que encontrava um par de peças que não gostava, era pensar lá na frente, em como ele tinha ótimas peças que estavam por vir!

Quando optamos por ler a obra completa de um autor, temos que ter em mente que nem tudo vai vir vai ser puro ouro, e aprender a olhar o todo para não ficarmos no meio do caminho.

Resenha

henry-iv-part-2Nos primeiros anos do século 15, a Inglaterra está no meio de uma guerra civil.

Rebeldes poderosos se juntaram contra o Rei Henrique IV em uma tentativa de o tirar do trono. Eles sofreram uma grande perda na Batalha de Shrewsbury, mas diversos lideres rebeldes, incluindo o Arcebispo de York, Lord Mowbray e Lord Hastings, continuaram vivos e a tramar contra o rei.

O Rei Henrique, envelheceu prematuramente por causa do stress com a guerra e o seu filho mais velho, Prince Hal, está severamente debilitado.

Em termos de história, a narrativa dessa peça é mais interessante que a primeira parte. Obviamente que contendo vários elementos de conflito, o capítulo final, se divido de forma correta, acaba se tornando mais movimentado e bem interessante.

Gostei bastante de como os filhos, Príncipe John no campo de batalhe e Príncipe Hal junto ao pai, tomaram posições mais firmes e mostraram que tem capacidade para conduzir o reino do seu pai.

Principalmente o Príncipe Hal, que no momento de maior necessidade, mostra que ele não é o rei de direto só por ser o primogênito, mas porque também merece estar ali.

Porém, faltou um pouco mais de proximidade minha com a ação envolvendo todos os personagens.

Como sempre falo no começo de cada post de resenha desse desafio, Shakespeare foi feito para ser interpretado e não lido e senti que principalmente nas suas peças históricas, eu precisava dessa presença no palco para me envolver mais.

Ficha Técnica:

Nota da Fanny: 2 estrelas

Título original: The second part of Henry IV

Ano da Publicação: 1600

Próxima Peça: A vida de Henry V

A Peça

Deixe uma resposta