Chá das Cinco – O Teatro Elisabetano #WillShake

Por , 18 de setembro de 2015 17:00

Header post

Esse post faz parte do Desafio Shakespeare!

Para conhecer o desafio completo, clique AQUI!

O Teatro Elisabetano também conhecido como English Renaissance Theatre engloba o período de 1561 à 1642 do teatro inglês, é o período de Shakespeare e outros autores da época, que aproveitaram o ápice do interessa da coroa e seus súditos, para popularizar um teatro com base na poesia em verso Branco.

rose-shalt

Ao lado de entre outros Ben Johnson e Christopher Marlowe, o teatro Elisabetano tomou grandes proporções e o papel de Shakespeare para o seu sucesso e importância é inegável, mas ele não estava sozinho.

Mas se Ben Johnson é alguns anos mais novo, e por muito anos foi o segundo maior autor atrás somente de Shakespeare, Marlowe praticamente fundou o estilo e influenciou muito William apesar de terem alguns meses de diferença de idade.

Uma das suas mais famosas peça é Doctor Faustus, baseado na lenda de Fausto, e após a sua precoce morte em 1593, com apenas 29 anos, Shakespeare tomou o seu lugar como o autor mais requisitado.

E após a sua morte, ele foi homenageado em poemas e peças pelos seus companheiros, inclusive por William.

A diferença entre William e o restante deles, é que todos haviam estudado nas universidades e tinham uma educação formal. A única exceção é Thomas Kyd, que escreveu uma famosa tragédia, A Tragédia espanhola, que também não havia freqüentado a universidade.

Se estima que a maioria das peças escritas se perderam, mas 600 peças representam bem o tempo tão importante.

Com o crescimento do interesse nessa arte, casas de teatro começaram a serem construídas, principalmente em Londres. Em outras cidades, as cias atuavam praticamente como itinerante se apresentando em praças.

Em Londres, um dos primeiros teatros que seguiam o estilo que seria consagrado como Elisabetano foi o Red Lion, em 1567, e outros seguiram a mesma onda como The Swan e o mais famoso deles, The Globe em 1599, sendo que a maioria deles ficava na região de Southwark, como o mapa abaixo mostra.

teatros-isabelinos

Com mais de 20 companhias e teatros aos montes pela cidade, a quantidade de peças escritas era para suprir a demanda. Ao contrário de hoje em dia uma peça não era encenada mais do que dois dias de uma vez, mas uma coisa continua a mesma, a diferença de valores entre os lugares do teatro.

Apesar de serem lugares sujos e as peças serem encenadas na parte da tarde, os teatros recebiam até 3000 pessoas das mais diferentes classes sociais e cada uma delas tinha um valor. O lugar mais barato era a altura do palco, onde as pessoas assistiam a peça de pé. Até hoje no Globe Theater em Londres, o local mais barato do espetáculo é nesse mesmo lugar.

Mulheres não eram bem vidas ao palco, por isso, papa o papel dos mulheres era escolhido jovens rapazes que ainda não tinham passado pela puberdade e por isso, tinham uma voz mais fina.

O Teatro Elisabetano encerrou o seu ciclo em 1642, o parlamento baniu todas as peças de serem apresentadas e só em 1660 ela seriam permitidas novamente, com isso o trabalho de diversos autores ficou perdido durante um tempo.

Porém, o tempo tratou de consertar isso, e hoje é considerado não só um movimento importante para o teatro moderno, mas um marco para o estabelecimento da Inglaterra como uma nação soberana.

Deixe uma resposta