Chá das Cinco – Entre Páginas: Henrique VI – Parte 1

Por , 19 de setembro de 2015 17:00

Header post

Aviso aos navegantes:

William Shakespeare escreveu peças para serem encenadas, por isso é muito diferente você somente ler o material. No final de cada post, tentarei colocar links para peças disponibilizadas pelos realizadores no Youtube, para que essa vivência seja presenciada

 

Esse post faz parte do Desafio Shakespeare!
Para conhecer o desafio completo, clique AQUI!

A Experiência

Se há alguns dias atrás eu estava feliz por ter peças históricas do Shakespeare, nesse ponto eu estava começando a me arrepender.

Mas lembra quando eu falei que tínhamos que ver no plano geral?

Então essa é muito boa, e um pequeno spoiler do bem (as outras duas partes também!).

Resenha

1_Henry_VI_PosterCom a morte do Rei Henrique V, a não fica desolada com a perda do seu líder que estava conduzindo as guerras de forma exemplar.

Mas não demora muito para os nobres começarem a se movimentar para ter o controle do trono.

Com isso, o jovem Henrique VI é jogado no turbilhão de disputas políticas e até a sua futura esposa pode ser parte disso.

Até que enfim um Henry com uma história legal! =P

Amei principalmente os diálogos com as mulheres.

Eu não esperava isso, mas Shakespeare consegue retrata as mulheres de uma forma bem legal para a época. A Rainha era uma mulher? Sim, mas ela ainda assim não tinha alguns privilégios como ser a chefe da Igreja Anglicana (como acontece hoje com Rainha Elizabeth II) especificamente porque ela era uma mulher.

Por isso, ler como a mulher tinha sim um papel importante e de conselheira é magnifico. Ainda vamos falar mais disso, mas no geral as mulheres tem belos papeis em suas peças, em posições de tomadoras de decisões, mesmo ao lado dos grandes reis.

Claro que como o verdadeiro Henrique VI casou com Margarida de Anjou dá para entender porque ela teve um papel grande na peça, porque na vida real se acredita que ela estava pro trás das decisões do Rei.

O reinado de Henrique VI representou o inicio da Guerra das Rosas e ele teve um início e final de vida trágico,e e talvez por causa disso, a sua peça é tão interessante.

Ficha Técnica:

Nota da Fanny: 3 estrelas

Título original: The first part of King Henry VI

Ano da Publicação: 1590

Próxima Peça: Henrique VI, Parte 2

A Peça

Deixe uma resposta