O Noveleiro – Verdades Secretas [FINAL]

Por , 29 de setembro de 2015 23:00

verdades-secretas-logo-grande

Dizem que o público brasileiro e mundial está cansado de produções que se repetem e tem os mesmos finais mornos de sempre, muitos se revoltam e chegam a dizer que nunca mais na vida vão assistir se quer algum folhetim para acabar passando raiva. Mas com o final de “Verdades Secretas” nessa última sexta (25), a internet veio abaixo como há tempo não se via em uma final de novela e mais da metade do público curtiu o que viu.

Walcyr Carrasco já pode se considerar o novo rei das telenovelas brasileiras, tudo bem que atualmente quem ocupa esse posto é João Emanuel Carneiro por ter todas as suas obras licenciadas em 130 países pelo mundo. Mas Walcyr manda no horário das 18h tendo ótimas novelas, passou pelo horário das 19h com maestria, entrou no horário das 21h fazendo história e retornou ao horário das 23h provando que sabe fazer o público se encantar com uma trama ágil que desde a estreia, o povo acha que é série.

1ccc3e873bbe18ccc6525ba1e5a8059a

Verdades Secretas foi uma novela que já nasceu consagrada ao sucesso, a trama da jovem garota interiorana que ao passar por um turbulento divórcio de seus pais vai para a cidade e grande e entra numa agência de modelos, fazendo desse mundo o seu sonho em realidade. Mas a verdade é que a realidade muitas vezes não é a que vemos nos lugares ou estampada pelo rosto das pessoas. E o mundo da moda pode parecer lindo, mas tem muita podridão por debaixo dos panos.

Talvez tenha sido estes os fatores que contribuíram para o sucesso da novela tanto nos níveis de audiência, quanto nas redes sociais e na mídia especializada. Claro que o fator sexo contribuiu e muito para esse sucesso estrondoso, mas é inegável que a qualidade do texto e a qualidade de atuações impecáveis para ninguém colocar defeito, mesmo os atores novatos que deram um show.

01

O capítulo veio cercado de tensão pelo penúltimo capítulo com um gancho ótimo, e sabíamos que tudo o que veríamos seria grande e espetacular. De fato, num último capítulo de novela sempre tem que fechar arcos abertos durante os quatro meses que passamos acompanhando essa historia, mas em outros casos meia palavra basta para entendermos o que vai acontecer assim que a trama encerrar. É como se os personagens continuassem sobrevivendo em um mundo só deles que não nos diz mais respeito.

Carolina depois de presenciar tudo entre Angel e Alex ficou perplexa, sem saída ela resolveu tirar a própria vida. Deixando para Angel se vingar de Alex, o perverso e maníaco sexual. Em uma emboscada em alto-mar, Angel atirou contra o seu primeiro amor e se livrou do corpo, fingindo que tudo foi um acidente e ainda deu um depoimento com a maior cara deslavada para a polícia, que não instaurou um inquérito e nem foi a procura do corpo do bilionário.

RTEmagicC_Ang-2.jpg

Fanny seguiu sua vida ao lado de um novo garoto, dessa vez Leo. Anthony foi para Paris ao lado Maurice Argent e de Giovanna. Visky e Lourdeca vão juntos para a farra e depois de beberem todas, ficam mais uma vez. Pia a ex-mulher de Alex, realmente acorda para o mundo e vê que o dinheiro não a vai fazer feliz e que quer Igor seu presonal ao seu lado, pedindo-o em casamento. Seu filho após uma overdose acaba sendo internado em uma clínica de reabilitação.

alamo-faco-emanoel-e-grazi-massafera-larissa-em-cena-de-verdades-secretas-1443144606299_615x300Larissa (Grazi em seu melhor papel em toda a sua carreira até aqui) que comeu o pão que o diabo amassou durante toda a novela, após pelo tempo turbulento na vida do crack, encontra a sua salvação e termina realizada e uma nova pessoa, que finalmente encontrou a paz que tanto procurava na religião e saiu definitivamente do mundo da moda.

E finalmente o final que Gui tanto desejou, acaba se casando com uma Angel vingativa e meio dark.

Para uma novela, fazia tanto tempo que eu não via um final tão ousado como esse. Por ser uma trama da 23h o horário permite que tudo seja mais agressivo, e foi grandioso. Tenho certeza de que Verdade Secretas entrou para uma seleta lista de ótimas novela, com cenas inesquecíveis e que mostrou que o público não cansou de tramas bem escritas e dirigidas. Com um final épico e digno de filme.

20150605181456676264a

Com atuações ótimas de estreantes o destaque maior é para Camila Queiroz, a maravilhosa direção de Mauro Mendonça Filho e o texto apurado de Walcyr Carrasco mostrou que ele não está para brincadeira ao fugir de alguns padrões. Agora é torcer para que suas próximas tramas continuem com essa qualidade e primor, se seguirem assim o sucesso já está garantido.

11 comentários para “O Noveleiro – Verdades Secretas [FINAL]”

  1. jordison disse:

    “A culpa é minha e eu boto em quem quiser!”. A frase é do personagem Homer Simpson, mas tem um fundo de verdade. Vira-e-mexe colocamos a culpa nos outros; aliás, isso é quase um vício que dá certo alívio. Mas por que se faz isso? Para mostrar o quanto cada um é “perfeito”? Ou por que é mais fácil ficar eternamente agarrado à “Terra do Nunca”?
    Mas é preciso amadurecer, senão a vida – com sua realidade – nos engole. Quando você transfere a culpa, dá ao outro a responsabilidade pelo seu próprio erro. Esse processo é uma tendência infantilizada. Vemos muito isso nas crianças. Elas quase nunca admitem os seus erros. “A tendência do ser humano é não querer ver os seus defeitos, nem admitir os seus problemas. De uma forma projetiva jogamos nossos erros para o outro e evitamos olhar para nós mesmos. Quando a pessoa se sente culpada, se acha fraca e, quando faz o movimento de culpar o próximo, sente-se mais forte, mas na realidade está se defendendo”, diz a psicologia. Quando a Arlete fala que a culpa era do Alex, mano, deu raiva da porra, como sempre tudo é culpa de outra pessoa, nunca é nossa.

    [Responder]

  2. jord son disse:

    Se julgássemos a novela pelo primeiro capítulo teríamos mais uma versão do Patinho Feio que virou um cisne. A menina do interior a qual Giovanna ri no primeiro capítulo acaba encantando o seu pai, o milionário Alex ( Rodrigo Lombardi), mas a trama não acaba aí. O nosso cisne ou Angel no último capítulo se transforma num cisne negro ou Devil. E após matar Alex se casa com Gui (Gabriel Leone) como se nada tivesse acontecido.

    [Responder]

  3. jord son disse:

    Muita ABOMINAÇÃO casar com o estuprador de virgem drogadinho quem a decepcionou e a jogou para o mundo do book rosa. Quem não percebe que o Guilherme deu bebida com droga para Angel na festa da Giovanna e praticamente a estuprou? O vídeo mostra claramente que Agroboy deu uma bebida com droga a ela antes que o boyzinho descobrisse que Arlete era virgem. De manhã a dispensou e ficou com a namorada. Portanto, também. Não PRESTA!
    Foi estupro sim o que Guilherme cometeu. É relevante perante a lei mesmo Angel com 16 anos (na época). Pois, uma pessoa drogada e alcoolizada se torna vulnerável e incapaz. Guilherme traz o mau caratismo de berço, essa é a real q. poucos percebem. Ele não fica a dever nada p/ o Alex- na verdade é dos piores. Se fosse bom moço, n faria o q. fez antes e no capitulo com a mãe de Angel. É um carinha q. n soma nada, só destrói…o Gui que foi um dos culpados pelo suicídio de Carolina juntamente com a Giovana não ficaram nem com peso na consciência pelo que fizeram, depois Gui vai atras de Angel e a pede em casamento quanto a Giovana conseguiu tudo o que queria, que reação ela teria já que conseguiu realizar seu objetivo, o de acabar com o casório do pai… foi curtir seu happy end.
    Meio hipócrita o final de Giovanna, ela não podia aceitar o caso do pai te uma amante, mas ela acaba em uma relação a três. Divido seu amado com outro homem.
    Entenda que não tinha como terminar bem essa trama, também não tinha nada de angel e alex juntos apos a tragédia. Mas que gui, alex, angel, giovanna, anthony e fanny devia ter levado chumbo quente

    [Responder]

  4. jord son disse:

    Foi como se durante a novela toda ela tivesse lutado entre ser a Arlete, a menina doce, ou a angel, a modelo ambiciosa que sentia até mesmo prazer em ser tão desejada pelo Alex. No final, foi como se essas duas personalidades tivessem se fundido de vez: a Arlete, consumida pela culpa, viu no Alex a personificação da traição que cometeu e que levou ao suicídio da mãe. Como forma de se redimir e, talvez, fechar esse ciclo, decidiu matá-lo. Mas depois de viver tudo o que viveu e fazer tudo o que fez, ela se transformou em algo diferente. Toda a inocência foi perdida e, para conviver com o peso de ter contribuído diretamente para a morte da mãe, matado o homem que, ela amava e “tentar ser feliz” (como a Carolina pediu que fosse), ela teve que virar uma pessoa fria e dissimulada, que justifica suas ações com base em ideias distorcidas. Acredito que ela deve ter pensado que matando Alex estaria saldando uma dívida com a mãe e, consequentemente, diminuindo um pouco da culpa que ela mesma sentia. Mas isso nunca vai acontecer, ela nunca vai deixar de se sentir responsável. Então, ela teve que corromper a sua alma e virar uma pessoa complemente diferente, uma pessoa capaz de conviver com o sangue das pessoas que ela mais amava nas mãos (Carolina, Hilda e Alex) e, por isso, ela jamais será verdadeiramente feliz

    [Responder]

  5. jord son disse:

    Anthony vai gastar maior parte do salário como relações públicas sustentando o vício da mãe, e Giovanna, por suas atitudes e falta de profissionalismo, se a gente pensar um pouco sabemos que a carreira dela não vai muito longe

    [Responder]

  6. jord son disse:

    A música tema da novela não poderia ter sido mais propícia, visto que Angel parecia deslizar na igreja no momento de saída de seu casamento, uma aparência de anjo desenhada numa expressão facial quase demoníaca. O momento do beijo do crucifixo, ainda vestida de noiva, selou toda a sua dubiedade. A personagem disse ao recente marido que estava feliz, mas vale lembrar que essa felicidade está coberta de sangue, repousando na morte das pessoas que mais se preocuparam com ela (Carolina, Hilda, Alex).

    [Responder]

  7. jord son disse:

    A Yasmin, o Osvaldo, a Hilda, a Carolina eram as únicas pessoas que escapavam desse pensamento hedonista, nem por serem do interior, mas por uma construção moral própria (o pai da Arlete e o ex-marido da Carolina morava no mesmo lugar que ela e era completamente egoísta). Tentando ajudar a família, a Angel se deixa seduzir pelas roupas caras e pelo mundo de aparências. Angel sempre viveu em conflitos com ela mesmo, entre os princípios e ensinamentos da mãe e as tentações que a cidade grande lhe oferecia. Mais que ela se martirizasse e tivesse peso de consciência na maioria das vezes, ela era muito fraca para resisti as tentações. E a parti do momento que sua mãe morreu, Angel meio que se libertou dessa responsabilidade e abraçou a sua própria natureza. No final ela era só mais um anjo caído.

    [Responder]

  8. jord son disse:

    eu preferiria um final idêntico até a morte na lancha, porém dali em diante, já que ela tinha joias e provavelmente algum dinheiro, ir tocar sua vida sozinha, sem seu pai e com um misto de dever cumprido e loucura… e grávida do Alex, a cereja do bolo. Mas o saldo geral foi maravilhoso, tirando a parte da polícia nem investigar a morte de um milionário recém viúvo, sozinho numa lancha com a ex-amante (para quem ele deixou uma considerável fortuna) cuja a mãe se matou com a presença dos dois na casa.

    [Responder]

  9. jord son disse:

    A maioria não entendeu o fim da novela, porque o público, de modo geral, tem pouco ou nenhum conhecimento sobre ciência. Pesquisas já comprovaram que o ser humano, submetido a níveis elevados de violência, pode perder a capacidade de amar, de ter empatia, podendo até mesmo desenvolver algum nível de psicopatia. Foi o que ocorreu com a Angel. Ela se colocou na frente do Alex porque o amava, mas ao se deparar com a morte da mãe, nutrida por um sentimento de raiva e vingança, jogou tudo para o alto e vingou a mãe matando o amante. Não tem nada de surreal nessa cena. A psicopatia tem várias formas de se desenvolver, seja por fatores genéticos ou por grande exposição à violência. O Brasil por exemplo, tem pelo menos 3% de sua população composta de psicopatas, e uma das causas é justamente a cultura da violência que acomete o país. O círculo da violência gera mais violência, e o sujeito exposto a ela, pode sim desenvolver psicopatia Arlete virou psicopata e se sabe bem por que, foi responsável pelo suicídio da mãe..

    [Responder]

  10. jord son disse:

    A consciência é o pior castigo q ela pode ter. A culpa irá acompanhá-la p sempre pq a única pessoa q poderia perdoá-la já estava morta. Por isso q temos q prestar atenção com o q falamos e fazemos pq as vezes o tempo passa e o momento do perdão tb. O tempo cura um amor, um ódio, uma desilusão… mas nunca retira uma culpa!!

    [Responder]

  11. jord son disse:

    Considerando a importância dele (financeira) e a família que tinha, é incrível como simplesmente ninguém nem se preocupa em achar o corpo e ver que tem algo errado. Mesmo no Brasil, onde a Polícia não investiga nada, seria tão admissível assim. Gente é só eu que achei ilógica a cena da morte do Alex? Ela mata, mas não sabe pilotar a lancha, então fica no mesmo lugar que joga o corpo e é resgatada, inventa uma desculpa e acaba assim? A polícia não acha o corpo cravado de balas? Tem que ser muito inocente para engolir uma situação desse nível, se bem que o público das novelas é ingenuo e acostumado com final surreal, mas essa superou…Pensem na morte de um grande empresário. Rico, conhecido, badalado… Respondam vocês, moças, que trabalham em um meio de comunicação: passaria desapercebido? Sem investigação, como se fosse a coisa mais simples do mundo cair no mar depois de bater a cabeça? Não, certo? Bastariam algumas gotas de luminol para a polícia descobrir que ele no mínimo teria que ter sido degolado para deixar tanto sangue espalhado no iate. Ninguém desconfiou. Os filhos não se manifestaram. Assim, nem na ficção. Final Digno seria a Angel ter se matado no iate após matar Alex afinal ela nunca foi vítima dele e sim cúmplice em tudo que aconteceu, principalmente em mentir para a mãe. ate´ chegar a este ponto de morte da própria…Angel deveria também morrer e não terminar feliz com o estuprador dela virgem drogada no início da novela ..e outros vilões soltos e felizes como a Fanny cafetina de moças para prostituição, o Anthony cúmplice da cafetina e gigolô trambiqueiro que gostava de e extorquir dinheiro dos outros, a Giovana grosseira, mal amada e egoísta , a Pia que abortou uma criança por dinheiro e deixou o filho se drogar e filha virar garota de programa de book rosa então moral da história só Alex merecia morrer pq teve caso com enteada de menor mas que gostava de ter caso com ele e com consentimento dela….kkk tosco faça-me um favor!!! Quando a Angel fala que a culpa era do Alex, nossa, deu raiva da porra, como sempre tudo é culpa de outra pessoa, nunca assumimos no própria responsabilidade. a Angel nunca assumia de frente a consequência de suas ações, sempre tentava culpar alguém ou forças externas pelos seus erros.

    [Responder]

Deixe uma resposta