Chá das Cinco – Entre Páginas: Otelo

Por , 17 de outubro de 2015 19:28

Header post

Aviso aos navegantes:

William Shakespeare escreveu peças para serem encenadas, por isso é muito diferente você somente ler o material. No final de cada post, tentarei colocar links para peças disponibilizadas pelos realizadores no Youtube, para que essa vivência seja presenciada

 

Esse post faz parte do Desafio Shakespeare!
Para conhecer o desafio completo, clique AQUI!

A Experiência

O que alguns anos fazem conosco. Otelo era algumas das poucas peças de Shakespeare que já tinha lido, mas antes de começar e pensar na história eu não conseguia me lembrar exatamente o que acontecia, e isso me preocupou, será que daqui há 10 anos quando alguém me perguntar eu não vou lembrar o restante das histórias também?

Mas aí a consciência que parecia ter saído do corpo por alguns momento voltou me fazendo lembrar,que guardamos com mais facilidade aquilo que nos toca profundamente.

Eu sei que é difícil talvez ter uma experiência completa fazendo uma maratona dessa forma com um autor, porém algumas histórias nos marcam mais que outras, e não importa que seja uma das mais importantes do Shakespeare ou a sua menos lembrada, temos o direito de não gostar de tudo.

E sabia que tinha me interessado em ler a peça, por causa de uma frase de Gilmore Girls, então talvez as minhas intenções eram um pouco obscuras

tumblr_nq11tyQJIR1tx9zcao1_500

Resenha

Desdemona é a filha de um rico senador de Veneza, e que se apaixona por Moor, um general de alto escalão do exercito de Verona e negro. Apesar do seu pai gostar bastante de Otelo, um Mouro, ele esperava ela se casar com um senador ou alguém do mesmo padrão, por isso o casal apaixonado casa-se em segredo e depois foge contando com a ajuda de amigos.

Porém, uma série de decisões de Otelo faz com que um inimigo surja entre amigos, e esse inimigo despertará nele um ciúme tão grande de Desdemona, que o amor pode não superar.

Ok, esse é uma peça que mostra que uma pessoa não é 100% má e que uma sementinha pode levar a loucura, como é o caso de Otelo. Quem está contando, esse é uma das últimas peças que tem como protagonista um grande homem de Shakespeare, que leva o seu nome aos quatro contos. Otelo, assim como Macbeth e Hamlet, fica gravado na mente das pessoas, para sempre associados com William.

E assim como os seus companheiros, carrega uma história trágica, marcada pelas influência de outras pessoas (vivas ou não) em cima desses grandes homens. No caso de Otelo, o ciúme e a chave para que a sua vida com Desdemona mude completamente. No comecinho da peça, Desdemona solta um comentário aleatório e ao longo da história com a desconfiança aumentando, parece que ali foi o começo de tudo.

As cenas de tensão são de puro ouro e você quer que até o final, alguém mostre para Otelo como ele está errado.

Apesar de tudo, Otelo, assim como os outros grandes homens de Shakespeare, podem ter uma história bem feita, mas que não ma atrai como outros personagens e peça menores me fazem sentir.

Faltando um mês para o final do desafio, eu já sei que há um tipo especifico de peças que eu gosto mais que as outras, e infelizmente Otelo não entra nessa

Ficha Técnica:

Nota da Fanny: 3 estrelas

Título original: Othello

Próxima Peça: Ricardo II

A Peça

Deixe uma resposta