Chá das Cinco – Entre Páginas: Ricardo II

Por , 19 de outubro de 2015 17:00

Header post

Aviso aos navegantes:

William Shakespeare escreveu peças para serem encenadas, por isso é muito diferente você somente ler o material. No final de cada post, tentarei colocar links para peças disponibilizadas pelos realizadores no Youtube, para que essa vivência seja presenciada

 

Esse post faz parte do Desafio Shakespeare!
Para conhecer o desafio completo, clique AQUI!

A Experiência

Se começasse esse desafio hoje, há algumas coisas que mudaria e uma delas é a ordem de duas peças. Ricardo II e a próxima Ricardo III, acabei lendo na sequência que estava no meu livro, porém como são peças que fazem praticamente de eventos sequências dentro do contexto históricos das outras, elas teriam um entendimento maior.

Porém, mais importante que a sequência e a força de cada peça. Seria legal ter lido a história de Ricardo II antes da de Henrique IV? Sim, mas não é essencial para o entendimento e continuamos assim, para ler as duas últimas peças históricas do nosso desafio.

Resenha

Ricardo IIRicardo II, conta a história do último rei da casa dos Plantagenet. Ele assume o trono muito novo e tem mais interesse em assunto como roupas e os amigos do que com a política.

Os seus gastos e atitudes começam a desagradar a todos e um primo distante ameaça o seu trono.

Uma coisa sobre as peças históricas deve ser levada em conta, elas costuma ser muito boas, com o personagem certo como protagonista.

Um rei fraco dá uma peça fraca, ou se a retratação é de um período muito custo ou desinteressante da sua vida.

No caso, Ricardo II precedeu Henrique IV e como já lemos esse foi um rei muito bom, assim como o seu filho, e por isso as peças dos dois são boas.

Mas falta a Ricardo II aquela aura de rei supremo que tornaria a peça interessante. Ele é um péssimo rei? ok, ruim para os súditos, porém se ele tem uma pose diferente, a sua história e a sua peça poderia ser mais atrativa.

Ficha Técnica:

Nota da Fanny: 3 estrelas

Título original: Richard II

Próxima Peça: Ricardo III

A Peça

Deixe uma resposta