O final “épico” de Jogos Vorazes

Por , 21 de novembro de 2015 11:27

 

jogos vorazes a esperanca

Não se fala de outra coisa no meio cinematográfico, do que a finalização da trilogia, que virou quatro filmes, Jogos Vorazes. A mega estrela Jennifer Lawrence (J-law, para os íntimos), finalmente leva Katniss Everdeen para o ápice da guerra contra a Capital.

Vou ser sincera com voces, querido leitor, depois de 3 filmes e muitosnow reboliço, eu enjooei desta história . Tudo aquilo que ocorre em excesso, satura e cansa o público , e foi isso que aconteceu comigo. Por isso, talvez essa opinião explicite mais o meu descontentamento com o andamento da indústria do que ressaltar as boas qualidades que o filme tem.

Ha 5 (ou mais) anos atrás eu li um livro chamado The Hunger Games. Em inglês mesmo, sem todo esse reboliço. Acompanhei livro a livro a sina de Katniss em busca da libertação. Mockingjay (A Esperanca em português, ou O Tordo, na tradução mais literal, mas não menos horrível), é em minha opinião o livro mais chato da série, e tambem em certos pontos o menos desenvolvido. Saber como Hollywood conseguiu dividir este livro em dois, assim como Amanhecer, ainda me surpreende, já que na primeira parte nada acontece.

O fato de esse livro não ter me encantado, e o final (do livro) ser muito mais corrido do que eu esperava, me deixou com zero expectativas para este filme, mas mesmo assim queria encerrar este ciclo. Era de se esperar que eu quase não lembrasse os acontecimentos do final da historia. Exceto as últimas 50 páginas do livro (e também as mais importantes).

A Esperança – o final, é um filme tão clichê quanto qualquer outro hollywoodiano. O filme tem um tom sombrio, com cenas escuras, que dão ao público a sensação de constante terror e problema. No final, pouco vemos do que foi a rebelião, e passamos a entender a estratégia dos rebeldes para invadir a capital. Katniss novamente é um chamaris para atiçar os rebeldes contra a capital. Chega a ser irritante a maneira como ela se deixa manipular, apesar de isso acontecer no livro, no filme fica chato a maneira como ela se submete e acata as ordens (em parte).

Com exceção de Donald Sutherland, sempre perfeito em suas atuações, o resto do elenco deixou, em minha opinião, muito a desejar no quesito atuação. Inclusive, pasmem, vossa majestade Jennifer Lawrence, que tem uma atuação fria e pouco brilhante. O elenco parecia em parte apático e mecânico, com poucas emoções sendo apresentadas, mesmo as de raiva ou mesmo a de ignorância. Julianne Moore, apesar de excelente como Coin, beira a chatice em sua tentativa de parecer constantemente fria e calculista.

O filme foi preparado para adular o público, com cenas de suspense e ação nos momentos certos, o que acabou deixando o filme mais clichê do que o livro. As cenas de suspense, e foram muitas, cansaram o público ao inves de os deixar alertas. As de ação, foram poucas e mal aproveitadas ao longo da historia, exceto no final.

Não posso dizer que o fim do filme não foi fiel ao livro. Acho que até as falas foram as mesmas em alguns pontos. A cena que esperava mais, porque para mim é a pior do livro,não pelo que acontece, mas sim pela forma rápida com que passa e que me fez ler 3 vezes o mesmo trecho, acontece da mesma maneira do filme (então eu nao estava errada ao ler o livro, ufa). O final foi bem construido e a conversa final entre a Katniss e Snow é esclarecedora, e Donald merece um Oscar so pela sua atuação nesta cena (ator bom é ator bom, adoro ele também em Crossing Lines). E o Peeta coitado, virou menos que um coadjuvante neste filme, dando lugar para o Gale (sempre bonito), que começa finalmente a mostrar a que veio nesta série.

O epílogo consegue ser igual ao do livro, mas tão “bonitinho”, que parece que não combina com a história que se passou ao longo de 3 livros, parecia até coisa “fora do livro”. Isso derrubou um pouco o ritmo do filme. O final era muito feliz para Jogos Vorazes,

No fim desta saga, Jennifer Lawrence me irrita no mesmo nível que Kristen Stewart conseguiu com Crepúsculo, mas pelo menos J-Law demorou 3 filmes para conseguir isto comigo. O filme cumpre completamente o seu propósito, tornando-se um blockbuster de imenso sucesso, agradando o publico de todas as formas. Se voce que ira gostar? Digo com certeza que sim, a adaptação nao realiza atrocidades como em outros filmes, mas é nos detalhes que o filme se perde, e deixa aquele público mais experiente com a sensacao de que este foi mais um filme que era para ser épico, mas não foi

Deixe uma resposta