Café Retrô 2015 – O ano em que (quase) não compramos livros

Por , 28 de dezembro de 2015 12:31

Retrospetiva 1

 

No final de 2014 decidimos que neste ano diminuiríamos o número de livros comprados e focaríamos naqueles que estavam em nossas estantes (e que são muitos!). Para isso criamos um desafio, que comentamos por aqui.

Por muitas vezes, as inúmeras promoções de livros nos faziam acumular mais e mais exemplares, que dificilmente teríamos tempo de ler em um futuro próximo. Para mudar isso, criamos algumas regras para podermos comprar livros novos, e com isso conseguimos aproveitar melhor nossas leituras, nos desprendermos um pouco das metas de livros por ano e aproveitar um pouco mais os clássicos.

O legal deste desafio foi possibilitar a leitura de livros que estavam há anos parados na estante – muitos adquiridos há mais de um ou dois anos.

O resultado acabou sendo uma boa surpresa! Descobrimos novos autores, redescobrimos gêneros “esquecidos” e organizamos melhor as nossas leituras.

A Thais fez até uma ˜TBR˜, que ajudou bastante a movimentar livros que de outra forma poderiam permanecer na estante por mais sabe-se lá quanto tempo…

A Sabrina acabou cumprindo finalmente a sua proposição de ler mais clássicos e desenterrou alguns livros que já estavam juntando poeira na pilha…

Para a Fanny foi um momento de perceber que olhar para um livro em promoção em um site exige uma análise mais profunda para avaliar se, de fato, de trata de uma obra que será lida em breve ou se é apenas mais um impulso.

Para 2016 vamos dar continuidade a esse desafio.

Em breve contaremos aqui quais serão as regras válidas para o próximo ano!

Deixe uma resposta