Café no Oscar – Explicando as Categorias Técnicas do Oscar

Por , 18 de fevereiro de 2016 12:05

Header - Oscar 2016

Sempre na época do Oscar, já temos as nossas apostas e torcidas para um filme, ator, diretor, música e etc.

E é com essa certeza que vamos até o prêmio, que nesse ano acontece no dia 28 de fevereiro. Só que quem participa de um bolão (como o nosso, não deixe de se inscrever), acaba se enrolando nas categorias chamadas de técnicas.

Faça as suas apostas e participe do nosso Bolão do Oscar 2016!

Posso afirmar (porque eu validei a votação do bolão de 2015) que um erro em uma categoria como mixagem de som, pode colocar em jogo o seu bolão.

Por isso, explicamos tudo o que você queria (e precisa) saber sobre as sete categorias técnicas do Oscar:

Melhor Fotografia

Em inglês essa categoria se chama Best Cinematography que é exatamente o que vemos na tela, uma fotografia que se move. Em alguns filmes isso pode ficar em segundo plano e a categoria vem reconhecer exatamente essa importante técnica nos filmes, que em alguns casos se torna belíssima.

Alguns exemplos:

original-13376-1438603402-4 original-7442-1438603390-17 original-24347-1438603527-25

Nessa categoria podem ser considerados filmes filmados com câmeras tradicionais, digitais e também os em 3D, mas a técnica não entra em disputa e sim o que é transmitido na tela. Filmes como Lawrence da Arábia, Gravidade, A Lista de Schindler e Birdman, já levaram o Oscar por essa categoria.

Concorrem em Melhor Fotografia nesse ano:

  • Carol
  • Os Oito Odiados
  • Mad Max: Estrada da Fúria
  • O Retorno
  • Sicario

 Melhor Edição

Essa é uma categoria que pode não ser tão valorizada, mas além de ser chamada de a arte invisível, no Oscar ela tem uma estatística interessantíssima: Dois terços dos ganhadores do prêmio de Melhor Filme ganharam o prêmio de Edição.

Assim como a direção, nesse ramo há uma forma e liberdade de se trabalhar com a edição de formas bem diferentes. Ano passado, por exemplo, o ganhador nessa categoria, Whiplash foi editado lembrando a edição de um filme de ação, apesar de não ser.

2B8A1F6D00000578-0-True_story_The_movie_focuses_on_the_real_life_investigation_by_B-m-42_1440118129495

Porém, o prêmio mantém bem divido as suas escolhas podendo pender para qualquer lado. Filmes como Argo, O Ultimato de Bourne, Chicago e Tubarão, já levam esse prêmio.

Esse ano, disputam a categoria:

  • A Grande Aposta
  • Mad Max: Estrada de Fúria
  • O Retorno
  • Spotlight
  • Star Wars: O Despertar da Força

 

Melhor Mixagem e Edição de Som

São duas categorias, mas que são tratadas e quase sempre apresentadas na sequência durante a cerimônia.

Elas são quase idênticas, mas há uma sutil diferença entre elas.

A Mixagem faz o mix de elementos como música e dialogo, e assim os responsáveis pela mixagem, podem montar os momentos que precisam ser mais barulhento ou não, e por isso, geralmente é uma categoria que os musicais ganham mais facilmente.

mad-max-fury-road-2

Já a Edição de Som, leva em conta os elementos citados acima, e incluiu no pacote os criados na pós produção.

É analisado não só a qualidade do som, mas também como foi mostrando para plateia de onde esses sons realmente vem. Como é de se esperar por esse trabalho na pós-produção, filmes que envolvem sons digitais, como ação e ficção científica, costumam levar a estatueta.

Os indicados na categoria de Melhor Mixagem de Som são:

  • Ponte dos Espiões
  • Mad Max: Estrada de Fúria
  • Perdido em Marte
  • O Retorno
  • Star Wars: O Despertar da Força

Os indicados na categoria de Melhor Edição de Som são:

  • Mad Max: Estrada de Fúria
  • Perdido em Marte
  • O Retorno
  • Sicario
  • Star Wars: O Despertar da Força

  Melhor Efeitos Especiais

star-wars-tfa-new-hi-res-stills-164870

Bom, essa é uma categoria que apesar de técnica conhecemos bem e não tem erro. Esse ano, contrariando o costume, temos três filme nessa categoria que também concorrem a melhor filme (Mad Max, Perdido em Marte e O Retorno).

Mas Enquanto Mad Max e O Retorno utilizaram os efeitos digitais de uma forma mais prática (para cenas de lutas com ursos e perseguições), os outros utilizaram o recurso que a academia já conhece como efeitos especiais clássicos. De todas as categorias técnicas, essa é a mais nova, sendo criada em 1977 e premiou principalmente filme Sci-fi, como Alien.

Os indicados na categoria esse ano são:

  • Ex Machina
  • Mad Max: Estrada de Fúria
  • Perdido em Marte
  • O Retorno
  • Star Wars: O Despertar da Força

Melhor Design de Produção

danish-girl-production-design

Apesar do nome um pouco mais robusto é uma categoria bem simples de entender: ela defina e executa todos os aspectos visuais de um filme.

Dentro do Design de Produção, o diretor se torna responsável também pelas áreas ligadas ao seu trabalho, como maquiagem e figurino. Alguns vezes o essa parte da produção entra em cena até mesmo antes do Diretor, olhando o roteiro e já montando que aspecto filme terá.

Nesse ano concorrem ao prêmio:

  • Ponte dos Espiões
  • Mad Max: Estrada de Fúria
  • Perdido em Marte
  • A Garota Dinamarquesa
  • O Retorno

Melhor Figurino

cinderella-csotume-designer

E por fim, o figurinista trabalha não somente para escolher o figurino apropriado para uma cena, mas também deve perceber o impacto dessa peça para cena e para o personagem, trabalhando ao lado de vários outros profissionais do set para ter certeza que a sua criação não estará fora do padrão.

Além disso, esse é um profissional que cuida também das cores, das texturas e outros pontos.

Também nessa como em Design de Produção dá para perceber que a lista sempre a tende a ficar em filme de fantasia e encenados em décadas passadas.

A lista desse ano, contém:

  • Mad Max: Estrada de Fúria
  • Perdido em Marte
  • A Garota Dinamarquesa
  • Cinderela
  • Carol

Agora é só esticar as mangas e fazer as suas apostas!

A cerimônia do Oscar acontece no dia 28/02.

Deixe uma resposta