Entre Páginas – As Ondas

Por , 3 de março de 2016 11:50

Em outubro do ano passado eu fui apresentada à Virginia Woolf propriamente com Orlando (leia o review AQUI). E em janeiro, eu continuei a minha jornada sozinha para conhecer o restante das suas obras. E não me arrependi de nenhuma momento.

images.livrariasaraiva.com.brAs Ondas é o sexto romance de Virginia Woolf. Seus seis personagens estão imersos em monólogos e articulam-se formando vozes, apresentando suas inquietações e sensações íntimas. A dificuldade de controlar o fluxo do tempo transforma este livro, de ondas ora intensas, ora rarefeitas, num verdadeiro jogo existencial, pois a autora utiliza por analogia elementos como a água e a natureza, evidenciando tensões a partir de temas como a homossexualidade, a traição, o adultério, a amizade e o amor.

Depois que li O Xará, livro incrível de Jhumpa Lahiri (Leia a resenha dele aqui!), eu fiquei durante muito tempo pensando e escrevendo, seguindo o ritmo da narrativa de Lahiri que era diferente de tudo que tinha lido.

Quando peguei As Ondas na mão, precisei chegar na página 13 para entender o título. As sentenças vinham em ondas. Algumas são pequenas, outras são grandes,outras não trazem perigo, e algumas, algumas muito especiais, te derrubam ao virem sem avisar, como uma onda de verdade.

Frases como:” (….) Nada se fixa, nada se acomoda neste universo. Tudo ondula, dança; tudo é rapidez e triunfo.” parece que foram feitas para atravessar a sua mente e alma, tentando se acomodar em um lugar dentro de você.

Já citamos em diversos reviews sai no blog, que cada livro tem a sua hora e cada escolha tem que ser feita por quem opta por ler. Ler esse especificamente se tornou um necessidade no momento em que eu entrei em cada com ele.

Havia outros na lista, havia vários pela metade, mas eu quase sabia que As Ondas teria exatamente o que eu precisava naquele momento.
Há meia sentença lá para o final do livro que falar: (…) vou procurar meu próprio coração, procuro entre frases e fragmentos algo intacto.” e isso pareceu resumir toda a minha vida e a minha busca.

Dentro do mundo dos blogs literários, todos são apaixonados pelas palavras. Acredite, dá muito trabalho ter um blogs/vlog sobre livros sem que você ame a leitura acima de tudo.

E para mim especificamente, as palavras me salvam quando eu preciso. Eu amos música, mas são as palavras e livros que me mantém sã e sinto que muitas vezes estou procurando o meu coração nessas mesmas palavras.

Sempre em busca de um livro e um universo que me fará sentir me casa novamente. E Virginia Woolf vai me mostrando que ela tem exatamente o que eu preciso.

Ficha Técnica:

Livro: As Ondas

Autora: Virginia Woolf

Editora: Nova Fronteira

Páginas: 230

Nota: 5 /5 estrelas

Deixe uma resposta