Blá Blá Blá – #IWD – Juntas somos mais fortes que o medo

Por , 8 de março de 2016 12:35

Para o Dia Internacional da Mulher, o Unicef deu uma sugestão: postarmos uma foto nas redes sociais de uma mulher que admiramos.

Como temos esse espaço no blog, só uma foto e uma descrição não parecia ser o suficiente, e por isso, resolvi escrever esse post para explicar porque a jovem paquistanesa, Malala Yousafzai, representa a luta de todas as mulheres.

tumblr_nqzv3y74eB1sthf15o1_1280

Vira e mexe Malala aparece nos jornais e revistas, é mencionada em reportagens e o seu rosto é associado à luta pela educação das mulheres.

Só que quem nunca parou para ler ou ver a sua história, pode não conhecer quem é essa jovem mulher, mal pode imaginar como Malala é o retrato da mulher atual mundial e das suas lutas.

Em um mundo, onde as mulheres sofrem tanto preconceito ainda, a palavra feminismo virou uma arma e ao mesmo tempo, mais um motivo de repudio contra as mulheres que ousam reclamar da sua situação atual.

Não podemos levantar essa bandeira por cinco minutos que aparece alguém (desculpe, mas geralmente um homem) falando que isso ficou no passado que as mulheres tem a mesma liberdade que os homens e….blá, blá, blá. Muitos até falam em preconceito contra os homens por causa disso. =/

Somos exaltadas em alguns momentos e se você andar pela sua cidade hoje, e em todas as redes sociais, haverá textos falando como as mulheres são fortes, como conquistamos o nosso lugar. Em um outdoor da minha cidade, fala que a mulher é o Grand Finale da criação, e apesar de não discordar, são palavras vazias que fora do papel não representam como o mundo ainda bem difícil para nós.

O significado de Feminismo é ‘um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens’.

Lendo o significa e parando para ouvir as nossas reivindicações que incluem coisas simples como, andar para casa à pé a noite sem ser medo de ser abordada, não parece o bicho de sete cabeças que algumas pessoas tendem a pintar sobre o feminismo.

tumblr_nxctyiimSf1ql10y6o3_r1_400

São pessoas como a Malala que trabalham exatamente para promover essa igualdade. Afinal, como promover um mundo justo se as meninas ainda são impedidas de estudar?

Como dar igualdade à elas quando o básico ainda lhes é tomado?

Quando digo que Malala representa bem o preconcioeto atual contra as mulheres, é porque apesar de ter 18 anos, ela foi impedida de estudar, sofre preconceito pelas suas crenças, por ser uma estrangeira de um país com uma cultura bem diferente, e ainda por cima, foi vitima de um ato de crueldade que quase lhe custou a vida.

Não porque ela quis estudar, mas porque ela é MULHER que queria ESTUDAR.

Só que ela não representa a mulher atual só por ter características que lhe descrevem como uma vitima, ela representa porque mesmo depois de tudo que lhe aconteceu, ela arregaçou as mangas e continua fazendo o mesmo trabalho que fazia antes, lutar pela educação das meninas.

Já li o livro dela (Eu Sou Malala, veja a resenha AQUI) e nos últimos anos foi um dos livros que mais me impactou. Assim como também ver qualquer documentário sobre a sua vida,e uma das coisas que mais gosto é que toda vez que leio penso: O que eu estou fazendo para ajudar?

Demorei muito tempo para entender, mas isso é o que representa ter uma figura para se inspirar na sua essência.

É ter alguém que você admira tanto que você não quer igual, mas que você quer ajudar a chegar no mesmo objetivo que ela propõe, porque de repente, pelos atos que você viu dela, essa se torna a sua luta também.

Assim como Emma Watson que tirou proveito do seu status de atriz e hoje ergue a bandeira da igualdade, Malala poderia ter depois do atentado, ter se distanciado e viver uma vida tranquila agora que ela mora longe do perigo. Depois de tudo que ela passou, ninguém a quesitonaria.

Mas ela preferiu continuar engajada, e com isso, o movimento ganhou uma força e um rosto.

São exemplos assim que as mulheres precisam, para nos lembrar de que ainda há mulheres oprimidas pelo mundo e é o nosso dever ajuda-las.

tumblr_nq6vgeAHxD1tm4sm4o1_r1_500

tumblr_nq6vgeAHxD1tm4sm4o3_r1_500

Deixe uma resposta