Desafio Literário – #LendoKing

Por , 2 de junho de 2016 12:05

VAMOS LER KING???

 

Stephen-King

 

Quem acompanha o blog há um tempinho sabe que eu e a Fanny somos “as loucas” dos desafios literários – de clássicos a tijolões contemporâneos, passando por listas populares e estudos literários: name it, we’ll do it!

E essa atração por desafios tem um efeito no mínimo engraçado em nossas rotinas como leitoras… Toda vez que nos deparamos com uma nova lista de obras, baseada em algum critério (seja ele racional ou não) ou lemos, assistimos ou ouvimos alguma coisa referente a um autor do qual gostamos, é batata: a palavra DESAFIO começa a soar como uma sirene e lá vamos nós alinhar mais um desafio com metas por vezes absurdas, mas que nos estimulam a ampliar o nosso alcance literário e a desbravar novos gêneros e autores.

O mais recente deles começou por culpa daquela que vos escreve. Se tem um autor que sempre despertou minha curiosidade e por cujo catálogo havia apenas começado a me aventurar timidamente é o Stephen King.

Isso é ao menos estranho, se considerarmos que o autor é reconhecido por suas obras de terror psicológico e sobrenatural (com fama de deixar leitores maduros acordados durante a noite) e que eu sempre fui a maior medrosa para livros, séries e filmes levemente assustadores… Mas tudo isso mudou quando decidi virar essa página (literalmente) e desbravei as centenas de páginas de Sob a Redoma. Adorei a forma com a qual King desnudou todas as vertentes da psique humana em uma sociedade enclausurada e fiquei com uma comichãozinha para ler mais alguma coisa do autor.

 

Pois bem. Tendo dito isso, preciso nomear o segundo culpado por esse meu “afã” por Stephen King: o autor (e colega de trabalho) Felipe Castilho. O Felipe é super entendedor da obra do escritor e me deu várias dicas do que ler, por onde começar e quais eram as obras que se relacionavam diretamente com a série A Torre Negra, uma saga que sempre despertou minha curiosidade.

Tendo em vista o desbravamento da série de sete volumes e meio (sobre a qual falaremos muito em breve por aqui), acabei priorizando algumas obras que têm alguma ligação com ela: A Hora do Vampiro (ou Salem, como foi nomeada na segunda edição) e A Dança da Morte (que apesar de ter levado um tempo absurdamente enorme para ler, valeu muito a pena!). É bem verdade que no meio disso também me aventurei (e congelei) por O Iluminado, que me deixou arrepiada durante a leitura.

Porém, todo esse caminho percorrido foi apenas uma introdução ao que se tornaria de fato esse desafio. Ele começou a ganhar forma mesmo depois que assisti à resenha que a Rita Araújo fez em seu canal sobre o livro Novembro de 63. No vídeo, ela comenta que a narrativa é situada em grande parte na cidade de Derry, onde ocorrem os acontecimentos de It – A Coisa. Isso me lembrou de um infográfico gigante que havia visto na internet, que mostra todas as ligações que os livros do King possuem entre si – seja um personagem comum ou o fato de se passarem na mesma cidade (veja no final do post).

Ora, como uma maníaca por metas desafiadoras, cheguei à conclusão de que, para mergulhar de fato na obra do autor, teria então que ler sua bibliografia na ordem cronológica, de forma a não deixar nenhum destes “Easter eggs” para trás. Certo?

Na mesma hora comecei a listar todos os livros que fariam parte dessa empreitada e mandei uma mensagem tímida para a Fanny, assim, como quem não quer nada, dizendo que iria fazer esse desafio. A resposta? “Quando começamos? Como vai funcionar?”

Tendo conquistado a adesão dela para mais essa aventura, passamos a traçar as diretrizes para o #LendoKing. E é essa mecânica que explico abaixo, com o intuito de despertar em vocês a vontade de participar com a gente, ler essas obras e debater suas opiniões conosco aqui no Café.

Para esse desafio, vamos considerar apenas os romances – o King possui uma vasta produção de contos (muitos deles citados como produções incríveis) que temos sim a intenção de desbravar aos poucos, mas não como parte desta meta. Também não inserimos a série A Torre Negra, mas por um motivo bem válido: ela já fazia parte de uma outra meta, que vamos intercalar com a leitura dos romances do autor.

 

Então… Como irá funcionar?

A nossa proposta inicial é ler um livro por mês, intercalando um romance único e um volume de A Torre Negra. Pode ser que depois de alguns meses precisemos dar uma “pausa” para descansar do autor? Pode! Pode ser que levemos mais de um mês para ler um de seus tijolões? Também pode! Mas vamos contar nas redes sociais qual será a leitura do próximo mês para que vocês possam acompanhar com a gente.

 

Quais são os livros que serão lidos?

 

A Torre Negra

Vol. 1 – O Pistoleiro (leitura de junho/2016)
Vol. 2 – A Escolha dos Três (leitura de agosto/2016)
Vol. 3 – As Terras Devastadas (leitura de outubro/2016)
Vol. 4 – Mago e Vidro (leitura de dezembro/2016)
Vol. 4.5 – O Vento pela Fechadura
Vol. 5 – Lobos de Calla
Vol. 6 – A Canção de Susannah
Vol. 7 – A Torre Negra

 

Romances

Carrie, a Estranha (Carrie) – (leitura de julho/2016)
Salem / A Hora do Vampiro (Salem’s Lot)
O Iluminado (The Shining)
Fúria (Rage) – publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman
A Dança da Morte (The Stand)
A Zona Morta (The Dead Zone)
A Longa Marcha / Caminhada da Morte (The Long Walk) – publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman
A Incendiária (Firestarter)
Cão Raivoso (Cujo)
A Auto-Estrada (Roadwork) – publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman
O Concorrente (The Running Man) – publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman
Christine
O Cemitério (Pet Cemetery)
A Hora do Lobisomem (Cycle of the Warewolf)
O Talismã (The Talisman)
A Maldição do Cigano (Thinner) – publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman
Os Livros de Bachman (The Bachman Books) – publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman
It – A Coisa
Conta Comigo (Stand by Me)
Os Olhos do Dragão (The Eyes of the Dragon)
Misery
Os Estranhos (The Tommynockers)
A Metade Negra (The Dark Half)
Trocas Mecabras (Needful Things)
Jogo Perigoso (Gerald’s Game)
Eclipse Total (Dolores Claiborne)
Insônia (Insomnia)
Rose Madder
À Espera de um Milagre (Green Mile)
Desespero (Desperation)
Os Justiceiros (The Regulators) – publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman
Saco de Ossos (Bag of Bones)
A Tempestade do Século (Storm of the Century)
The Girl Who Loved Tom Gordon
O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher)
A Casa Negra (Black House)
Buick 8
O Rapaz do Colorado (The Colorado Kid)
Celular (Cell)
LOVE: A História de Lisey (Lisey’s Story)
Blaze – publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman
Duma Key
Sob a Redoma (Under the Dome)
Blockade Billy
Novembro de 63 (11/22/63)
Joyland
Doutor Sono (Doctor Sleep)
Mr. Mercedes
Revival
Achados e Perdidos (Finders Keeper)

 

Stephen-King-Flowchart-FINAL

Um comentário para “Desafio Literário – #LendoKing”

  1. Bárbara Maria da Silva disse:

    Ai minha deusa, mais um desafio pra me deixar louca de vontade de começar hahaha está complicado conciliar as leituras obrigatórias e os estudos do vestibular com as minhas leituras pessoais, mas vou dando um jeitinho porque vocês me empolgam muito. Esse mês eu termino meu primeiro livro da Jane Austen e então vou tentar iniciar esse desafio do King para comentar com vocês ((:
    (E que infográfico maravilhoso)
    Bjos a todas.

    [Responder]

Deixe uma resposta