Entre Páginas – Eligible

Por , 20 de junho de 2016 11:59

Depois de muito burburinho lá fora e uma presença expressiva nos mais lidos do New York Times, precisei ler Eligible, uma releitura moderna do meu livro favorito, Orgulho e Preconceito.

25852870Essa versão da família Bennet – e do Sr. Darcy – é uma que já conheceu e ao mesmo tempo ainda não conheceu antes: Liz é uma escritora de revista com seus 30 e tantos anos, como a sua irmã instrutora de Yoga, Jane, e ambas moram em Nova York. Quando o pai delas dá um susto com a saúde, ela voltam para a casa em Cincinnati, para ajudar e descobrir que a casa e a família está despedaçando.

As suas irmãs mais novas, Kitty e Lydia estão muito ocupadas com as suas dietas e o Crossfit pra arrumarem um emprego. Mary, a irmã do meio, está tirando o seu terceiro diploma e mal sai do quarto, exceto um saída misteriosa as terças a noite. E a Sra Bennet só tem uma coisa na sua cabeça: casar as suas filhas, especialmente a Jane já que o seu aniversário de 40 anos está chegando.

Quando Chip Bingley, um lindo novo doutor da cidade que recentemente participou do reality show de namoro Eligible. No churrasco de 4 de julho,Chip se interessa imediatamente por Jane, mas o amigo de Chi, o neurocirurgião, Fitzwilliam Darcy se mostra para Liz muito menos charmoso.

E mesmo assim, as primeiras impressões podem enganar…

A coluna de livros do New York Times, envia o seu newsletter toda sexta-feira depois do almoço.

Isso quer dizer que toda sexta-feira quando chego em casa do trabalho, eu tenho bastante coisa para ler sobre os lançamentos, mais vendidos e outras curiosidades que a o newsletter traz.
Minhas leituras não são baseadas nele, mas é uma boa fonte de consulta.

Em um desses newsletter tinha o link para o review deles de Eligible, que estava na lista dos mais vendidos no quarto lugar naquela semana. Poderia ter passado batido se não fosse pela palavrinha mágica para chamar minha atenção ‘uma releitura moderna de Orgulho e Preconceito.

Ainda tenho uma grande de livros para ler, incluindo grandes clássicos da literatura, e quem sabe o livro que vão lançar amanhã, mas Orgulho e Preconceito é o meu livro favorito de todos os tempos e me interesso de ver e ler todas as mudanças que uma nova escritora coloca na trama.

Achei The Lizzie Bennet Diaries sensacional, por exemplo, e não tenho medo dessas mudanças em adaptações. Eu aceito para ler/ver e depois decido se aprovei ou não.

Eligible, mantém boa parte dos personagens originais, com algumas mudanças em personalidades e idade. Por exemplo, Liz e Jane tem quase ou mais de 40 anos e nenhuma das irmãs Bennets tem menos de 20 anos.

Se no livro algumas coisas ficam ambíguas, ao passar esses personagens para o século 21, a autora fez questão de os colocar em seu devido lugar. Ela até ousa ao colocar a Sra. Bennet como uma racista velada e joga no livro diversos tópicos e conversas da nova realidade, como pessoas transgênero, inseminação artificial, mães solteiras e distúrbio alimentar.

Tudo muito atual e muito comum na nossa vida hoje.

Liz também é bem moderninha. Ela mantém a mesma boda sagaz, mas dei muitas risadas com a relação atualizada de amor e ódio dela com o Darcy, que Sittenfeld deu uma atualizada. Definitivamente, dei muitas risadas e amei essa parte.

Quer dizer, tudo envolvendo Darcy e Liz está no ponto certo nas diversas adaptações e esse não fica longe disso.

Porém, ao deixar todas as Bennets na adaptação (em Lizzie Bennet, por exemplo, a Mary virou uma prima e a Kitty um gatinho), a autora precisou dar uma função e história para todas elas, o que tornou o livro recheado de assuntos diferente.

A questão é são muitas coisas, mudanças e assuntos de ramos diversos para assimilar e conversar. Com isso, o livro perdeu um pouco nesse emaranhado.

O nome do livro é o titulo de um reality show do livro, bem parecido com o Bachelor e que o Bingley participa, o que insere mais um tópico para ser conversado.

Assim, as quase 500 páginas do livro (o original do O&P tem por volta de 350/400 páginas) são necessárias, ao mesmo tempo que são desnecessárias.

Entendi que foi uma oportunidade de jogar um turbilhão de ‘realidade’ na cabeça da família (afinal estamos falando de 5 irmãs), mas ainda é desnecessário.

O livro ainda é uma boa dica e uma leitura obrigatória para os fãs de Austen, já que como disse a relação de Darcy e Liz é incrível.

*Nível de Inglês -Avançado*

Ficha Técnica:

Livro: Eligible

Autora: Curtis Sittenfeld

Editora: Random House

Páginas: 492 páginas

Nota: 4 estrelas

Um comentário para “Entre Páginas – Eligible”

  1. Fernanda disse:

    Acabei de ler que a BBC encomendou um piloto desse livro. Pena o livro estar em inglês, senão leria com prazer. Meu inglês é intermediário, e acho que ficaria cansativo.

    [Responder]

Deixe uma resposta