Entre Páginas – Entre Os Atos #Projetopravida

Por , 21 de julho de 2016 11:30

E riscamos da nossa interminável lista do #Projetopravida, mais um da Virginia Woolf.

Resenha Entre os Atos‘Entre os Atos’ foi o último romance de Virginia Woolf, publicado após sua morte. Apesar de ser o mais curto de seus livros, é aquele em que o experimentalismo que ela sempre cultivou se revela mais radicalmente. Sua ação transcorre em apenas um dia e, esquematicamente, pode se dizer que representa a luta da civilização contra a selvageria. Aqui também nota-se que Virginia Woolf se disfarça sobre os traços de uma de suas personagens: a burlesca, rude e solitária Miss La Trobe, diretora de um espetáculo teatral que serve de pretexto e motivação para tudo o que transcorre ‘entre’ seus ‘atos’.

Nos último ano, algumas autoras se revelaram para mim, e uma delas foi Virginia Woolf. Depois de Orlando (que gostei muito) e As Ondas (que amei) o próximo da lista era Entre Atos.

Diferentemente de vários desafios que estou fazendo, com a Virginia eu não estou seguindo nenhum ordem pré-determinada. Entre os Atos só era o próximo. porque era o que tinha em casa.

Um dos elementos que mais me encontrou em As Ondas é como as palavras e frases vinham em um ritmo constante e ao mesmo tempo desordenado, como as ondas do mar. Me encantou não só essa sutileza de escrever, mas também a destreza que foi necessária para tal ato.

Entre os Atos,não é um livro pior que os outros, mas me encantou menos. No começo do livro, é mencionado que livro estava praticamente aprovado pela Virginia quando ela se suicidou em 1941 que poderia fazer pequenas alterações, mas não grandes modificações.

Mas talvez pelo período conturbado da escrita (além do seu estado psicológico, a 2° Guerra Mundial estava no auge), o livro não é tudo o que poderia ser.

Começa morno, levanta um pouco no meio prometendo um amadurecimento da história, que não é alcançado no final.

Ainda preciso ler muitos outros livros dessa inglesas e Entre os Atos fica, por enquanto, no final da minha livros favoritos dela.

Ficha Técnica:

Livro: Entre os Atos

Autora: Virginia Woolf

Editora: Saraiva

Páginas: 163 páginas

Nota: 3/5 estrelas

Deixe uma resposta