Entre Páginas – Relendo Harry Potter em Inglês: A Ordem da Fênix

Por , 16 de outubro de 2016 11:42

Lord Voldemort ressurgiu, mas nem todos acreditam em Dumbledore e Harry, e com isso, o ano letivo em Hogwarts será um desafio para físico e mental.

harry-potter-and-order-of-the-phoenix-coverHarry não é mais um garoto. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursdley, sua estranhíssima família no mundo dos “trouxas”, ou seja, todos os que não são bruxos.

Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Mas o bruxinho começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor.

Neste quinto livro da saga, o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter.

Posso estar soando repetitiva, mas é sempre bom falar de novo: Reler Harry Potter está sendo uma aventura.

Fazia anos que não relia todos, e é a primeira vez que leio em Inglês. Mas se antes a língua era um obstáculos, agora consigo navegar tranquilamente entre os nomes diferentes e me recuso a voltar a chamar o Bill Wesley de Gui. HA!

Ter tido os filmes e o Pottermore acabou nos ajudando a conhecer os nomes nos dois idiomas, então menos uma preocupação.

O que está acontecendo em toda essa maratona de leitura da série, é que eu me pego devorando cada palavra, como se eu nunca tivesse lido antes, como se tudo fosse uma surpresa.

Não é, já que antes d ter dado um hiato na leitura dos livros, eu reli diversas vezes. O meu Ordem da Fênix é das primeiras edições, e por causa principalmente do fator financeiro, eu li quase dois meses depois de ter sido publicado.

Consegui navegar dos spoilers, mas a minha edição nacional saiu parte das letras em destaque de ‘Harry Potter’ , sempre cuidei muito bem dos meus livros, mas anos depois eu descobri que não havia sido só o meu que aconteceu isso.

Mas esse livro teve um sabor especial, foi o livro da série em que a minha idade batia com a do Harry. Bato no meu do orgulho para falar que cresci lendo a série e sempre complemento que ‘no 5° livro ele tinha 15 anos e eu 15 anos também’.


Talvez por isso, na época apesar de ter identificado que Harry estava mais nervoso que o normal, não achava que ele estava tão fora da razão.hahahah

Leia Também:

Relendo Harry Potter em Inglês – A Pedra Filosofal

Relendo Harry Potter em Inglês – A Câmara Secreta

Relendo Harry Potter em Inglês – O Prisioneiro de Azkaban

Relendo Harry Potter em Inglês – O Cálice de Fogo

Eu estava até com medo de exatamente ler esse livro e perceber o quanto Harry era chato nessa fase. Mas talvez porque sempre lembramos de como é difícil ser um adolescente, e de como deve ser ainda mais difícil ter que viver com uma cicatriz queimando o tempo todo, até que achei ele ~tranquilo~.

Eu fiz muito mais fuzuê e nem tinha o Senhor das Trevas para me preocupar.

sam_3982Estou marcando muitas partes do livro, quando personagens entram em cena (Luna <3), piadas e partes que me recordo com carinho e até mesmo passagens que sabemos que é importante para o futuro, como eles tentando abrir o medalhão que saberemos nos próximos livros é uma hourcrux.

Me lembro de todas as partes, mas nessa releitura 3 partes me pegaram especialmente.

A primeira é quando Molly briga com Sirius no começo do livro para que ele não divida as atividades da Ordem. Nesse alto da leitura, já sabemos que Harry teve uma vida muito difícil, mas principalmente sem afeto.

Ler sobre como os dois se importam com ele (cada um a seu jeito), fez meu coração encher de amor.

A segunda parte, na verdade é bem triste, mas é quando o pessoal conhece os pais do Neville em St. Mungos. Acredito que é pelo fato de estar mais velha, mas pela primeira vez chorei com aquela cena.

De dó daquele menino, que assim como o Harry teve a sua vida destroçada por causa de Voldemort. Eu já havia sentido tudo isso antes, mas dessa vez veio muito mais forte.

E a terceira parte é uma recomendação. Dia 31 de outubro, A Criança Amaldiçoada será lançado no Brasil. Depois que ler (ou se já leu em inglês), volte e releia o capitulo 37.

<3

Claro que a graça do livro está além desses três pontos. Temos os Gêmeos Wesley aprontando todas com a Umbrigde (que continua tão insuportável quanto me lembro), a Professora McGonagall sendo maravilhosa e Ron mostrando que como um tio, ele só tem uma piada voltando a contar de novo a piada de Uranus.

Ainda sobra espaço para o primeiro beijo do Harry e os romances que no próximo livro vão pegar fogo.

Luna Lovegood sempre foi a minha personagem favorita fora do trio, e quando terminei A Ordem da Fênix shipava muito ela com o Harry. Apesar do seu jeitinho maluco, achava que os dois podiam ficar juntos.

Hoje percebo que estava um pouco cega pelo meu fandon, porque Gina mostra em diversos momentos a sua personalidade forte e vai mostrando o sucesso que faz com os meninos.

Assim como em O Prisioneiro, fiquei pensando em como o Lupin deve ter ficado arrasado e novamente desamparado. Depois da volta de Sirius, ele tinha um amigo, mas o destino tiraria isso novamente.

Meu coração afundou um pouco em pensar nisso, mas aí lembrei que em O Principe Mestiço ele terá uma coisa boa no seu caminho.

E por falar em O Príncipe Mestiço, percebo agora que éramos HERÓIS por esperar dois anos por um novo livro. Como fazíamos isso? Sério!

Eu lembro que era muito difícil esperar, mas merecemos um prêmio por isso. Qualquer um que pegar a série para ler agora, terá todos os livros à disposição e um par de lugares para tirar as dúvidas, mas e o nós?

Como era viver sem a Rowling ser ativa no Twitter, postar um monte de conteúdo exclusivo no Pottermore e estar preparando mais 5 filmes para nós?

Basicamente, HERÓIS!

Ficha Técnica:

Livro: Harry Potter and the Order of the Phoenix

Autora: J.K. Rowling

Editora: Scholastic

Páginas: 876 páginas

Nota: 5/5 estrelas

Deixe uma resposta