Pipoca Salgada – Lion: Uma Jornada para Casa #CafenoOscar

Por , 22 de fevereiro de 2017 20:46

Lion é um filme emocionante e bonito, que apresenta Nicole Kidman como não víamos há muito tempo.

2423_capa

Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo (Dev Patel) se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

Filmes sobre jornadas inacreditáveis são sempre bem vistos pelo Oscar. Esse é um padrão, que todo ano, há pelo menos um filme que segue a risca.

409904Lion pode ter uma temática um pouco diferente do esperado, mas é o filme que preencheu essa cota durante a temporada 2017 das premiações.

Mas atingir a cota, não é necessariamente ser ruim. Longe disso. O Discurso do Rei é um filme esplêndido, que se encaixa nessa classificação, e que mereceu o Oscar que levou.

Já Lion, apesar de não ter grandes chances na noite de domingo, não fica tão atrás assim.

A história começa com Saroo se perdendo da família e mesmo sabendo o que acontecerá com ele, ainda bate um desespero de ver aquela criança sozinha e não conseguindo voltar para a casa. O jovem Saroo, é interpretado por Sunny Pawar e o misto do rosto dele de uma criança esperta e ao mesmo tempo sozinha, é de partir o coração.

O direto Garth Davis apesar de ter trabalhando muitos anos como diretor de comercial e ter uma experiência limitada no cinema, tem um ritmo apropriado e correto para a história a ser contada, mas o Will achou que ele poderia ter uns 30 minutos a menos.

Nicole Kidman & Sunny Pawar Film: Lion (AUS 2016) Director: Garth Davis 10 September 2016 SAR71256 Allstar Picture Library/SCREEN AUSTRALIA **Warning** This Photograph is for editorial use only and is the copyright of SCREEN AUSTRALIA and/or the Photographer assigned by the Film or Production Company & can only be reproduced by publications in conjunction with the promotion of the above Film. A Mandatory Credit To SCREEN AUSTRALIA is required. The Photographer should also be credited when known. No commercial use can be granted without written authority from the Film Company. Character(s): Sue Brierley, Young SarooLION-UMA-JORNADA-PARA-CASA06-770x494

Eu não sabia e fiquei metade do filme desejando que não fosse uma história baseada em fatos reais, só para chorar ainda mais quando isso fica muito claro no final.

Dev Patel, depois de ter dado grandes voltas por filmes menos cotados, tem um retorno praticamente triunfal no papel do personagem principal. Ele ganhou status de sex simbol e consegue carregar bem toda a emoção de um homem que ainda não sabe exatamente o seu lugar no mundo, exatamente por ter sido tirado de tudo que conhecia ainda muito jovem.

Mas se Dev tem um bom retorno, Nicole Kidman está simplesmente sensacional. Desde que ela renasceu a sua carreira com Moulin Rouge, acompanhei a sua carreira de perto e ela merecidamente já tem o seu Oscar de Melhor Atriz na estante de casa (pelo papel de Virginia Woolf, no extraordinário As Horas).

Só que depois disso, ela foi casar, ter filhas e a qualidade dos filmes foi caindo. Ver ela arrasando no papel de Sue, é como voltar o passado. Todas as suas cenas são carregadas de uma emoção genuína, e no final, você acaba chorando mais com a dor e a compreensão dela, do que com o próprio Lion.

Não me surpreenderia, ou ligaria, se ela saísse com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante no domingo. Talvez de todos as indicações que o filme recebeu, essa é a maior chance de sair com uma estatueta.

Ficha Técnica:

Filme: Lion – Uma Jornada para Casa

Direção: Garth Davis

Elenco: Dev Patel, Nicole Kidman, David Wenham e Rooney Mara

Ano de Lançamento: 2017

Nota: 4,5/5 estrelas

Deixe uma resposta