Nota Musical – Everything Now: A volta do Arcade Fire

Por , 17 de agosto de 2017 22:38

A banda canadense volta com um novo disco e um turnê pelo Brasil.

chrome 6/2/2017 , 3:15:57 PM Chrome Legacy Window Arcade Fire (@arcadefire) • Instagram photos and videos - Google Chrome

Nada do Arcade Fire é simples. Nada acontece sem mistérios, sem várias camadas de sons e uma riqueza musical que não é tão fácil encontrar por aí. Entre as bandas mais famosas indies, eles foram os únicos que conseguiram manter esse forma de trabalho por tanto tempo.

Com o último CD, Reflektor, lançado em 2012 (Leia AQUI o nosso review do álbum que seria o melhor daquele ano), houve uma grande campanha de marketing ao longo do globo e o tão esperado material, foi lançado recheado por mistério, uma montagem no You Tube unindo o álbum e o filme Orfeu Negro e o esperado retorno ao Brasil.

Já Everything Now, que saiu em julho, foi mais ‘tranquilo. Mas, foi o álbum ser lançado e já ouvi tantas coisas atravessadas e ruins sobre ele, que fiquei com medo. Não sei vocês, mas há alguns artistas que um álbum ruim não vai fazer com que você pare de gostar deles, mas vai te deixar triste.

Afinal, ali estava um material que tinha tudo para lhe agradar.

Com a expectativa lá no fundo do poço da Samara, eu fui ouvir Everything Now e….encontrei um trabalho maravilhoso. É difícil saber se foi a falta de expectativa ou porque o álbum é diferente, entretanto, ele marcou todas as minhas caixinhas.

O álbum começa com Everything Now, onde o Win canta ‘And every film that you’ve ever seen, Fills the spaces up in your dreams‘, é uma música com um estilo gostoso dos anos 60/70, daqueles que você imagina cantando em uma série que se passa nessa época.

Além do refrão catch, a canção tem um momento ‘todos cantando juntos’, que eu sempre amo.

Good God Damn e Signs of Life são aquelas já esperadas músicas nos álbuns do AF que você, às vezes quer ouvir, e às vezes pula sem remorso nenhum por falta de clima para ouvir.

Agora, enquanto Peter Pan e Chemistry não me agradaram nem um pouco, Creature Comfort, Infinite Content e Infinite_Content, Put your money on me, são músicas gostosas de ouvir e que ajudam a deixar a qualidade do material.

Mas as minhas favoritas junto com Everything Now, é We Don’t Deserve Love e Eletric Blue.

We Don’t Deserve Love é uma poesia com mais de 6 minutos de duração.

(…)”That you don’t deserve love

If you don’t deserve love

And if I don’t deserve love

What could we deserve?”

Linda!!!

Eletric Blue é muito legal. A influência aqui tem um mix anos 80 também, com a Regina arrasando nos vocais.

O Arcade tem vários músicos talentosos e isso que torna a banda o que é, só que a Regina é meu spirit animal.

reginex

Com o seu talento e o seu estilo que fica entre o nada contida, mas um pouco sem jeito que ela sempre cativou, qualquer música que ela toca já fica bom de cara, hahahhaha

No geral, eu até entendo que o trabalho não seja o que todos estavam esperando, mas não há como eu realmente não sei porque as pessoas ainda tentam adivinhar e até mesmo ‘esperar’ algo especifico do Arcade.

Tendo estourado em 2004 com a MARAVILHOSA CANÇÃO PARA VIDA, Wake up, desde então, cada trabalho da banda foi diferente.

A banda não vai voltar para lançar um novo Funeral (álbum de 2004) ou um novo Black Mirror (2007), porque muita água passou pela ponte. A sua formação é diferente, o mundo é diferente. Até o jeito de se ouvir música mudou!

Porém, Everything Now, tem muitos elementos novos, experiências bem sucedidas, tentativas frustradas e é tudo isso que torna Arcade Fire tão único.

Há ainda uma barreira muito grande para bandas trabalharem com esse som no mainstream. E mesmo AF sendo a maior delas, é ainda desconhecido por grande parte da população, e eles se manterem relevantes e de vanguarda, mesmo após tantos anos na estrada, é um presente para os fãs.

Vai ser interessante a volta ao Brasil com esse novo trabalho na bagagem e acompanhar a reação dos presentes quando as novas músicas tocarem, afinal, ao vivo é outra coisa.

Ninguém é obrigado a gostar de todos os CDs de uma banda, e todo mundo tem direito a sua opinião, mas pelo menos essa fã respira aliviada:

Eita álbum bão! Vem Arcade Fire! Só Vem!

 

Ficha Técnica:

Everything-Now-1496342009-640x640

 

CD: Everything Now

Artista: Arcade Fire

Gravadora: Sony

Nota: 4/5 estrelas

 

 

 

 

Serviço:

arcade-fire-everything-now

Arcade Fire passa pelo Brasil em Dezembro, com shows em São Paulo e no Rio de Janeiro:

Rio de Janeiro, dia 08 de dezembro na Jeunesse Arena

São Paulo, dia 09 de dezembro na Arena Anhembi

Ingressos pelo Live Pass

Deixe uma resposta