Pipoca Salgada – Quem é Rey? As teorias para Star Wars: Os Últimos Jedis

Por , 15 de novembro de 2017 20:46

Entramos na contagem regressiva para Star Wars: Os Últimos Jedis, e com isso, revistamos as teorias da personagem mais intrigante da nova trilogia: Rey.

  Spoiler Alert! Esse post contém Spoiler para quem não viu os filmes da série Star Wars e Rogue One.

 rey_star_wars_the_last_jedi_4k_8k-wide

Última cena de O Despertar da Força.

Depois de ser tirada de Jakku, ter caído nas mãos da Primeira Ordem e ter aprendido a usar a força quase sozinha, Rey começa a subir uma montanha íngreme no meio de um oceano.

Os seus passos decisivos a levaram até Luke Skywalker. E com certeza, eu não estava sozinha no time, que achou que ela falaria com uma voz confusa ‘Pai¿’.

Ao mesmo tempo, que há algumas dicas sobre o passado de Rey no filme, terminamos aquela sessão, sem saber quase nada sobre a sua origem, e a espera até Os Últimos Jedis parecia muito longa.

Por isso, ao longo dos últimos dois anos, um monte de gente (eu estou no meio) reviu os filmes diversas vezes em busca de uma pista escondida para a pergunta: Quem é Rey¿

O pouco que sabemos é que ela foi deixada em Jakku ainda pequena e que ainda esperava pelo retorno da sua família quando BB-8 apareceu.

Que ela possui todas as características de um Jedi e que as poucas cenas da sua visão, não são o suficiente para responder mais nada.

As teorias que existem por aí para a essa personagem tão intrigantes são diversas. E para ajudar a clarear a mente das possibilidades, abaixo falo das três principais e quais seriam os seus resultados para a série:

Rey Skywalker?

Como eu comentei acima, eu também passei O despertar da Força inteiro considerando que Rey era filha de Luke.

Afinal, ela ‘herdou’ o seu sabre de luz, consegue controlar a força mesmo sem nenhum tipo de treinamento, e assim como Luke, cresceu em um planeta distante, deserto e longe da civilização.

Como a trama da trilogia original era uma história de irmãos, nesse estaríamos vendo na verdade uma disputa de primos, com Rey batendo de frente com Kylo Ren, que é o filho da Lea e Han Solo.

Muito se falou de Rey ser filha do casal favorito dos fãs da saga, já que há uma perna das histórias criadas fora dos filmes, em que Lea e Han tem um casal de filhos.

Porém, acredito que mesmo com aquele abraço muito revelador de Lea e Rey, esse não é o caso. Lea abandonaria a sua filha a troco de que em Jakku?

Ela sempre estaria mais segura ao lado dela, do pai e dos soldados da resistência, do que catando sozinha peças usadas em um mundo distante.

star-wars-the-last-jedi-images-000
Será que Luke saberia que ela é a sua filha? Afinal, enquanto Rey é torturada por Kylo, ele cita que ela vê Han como pai que nunca teve.

Se ela fosse uma filha perdida de Luke, faria sentido Rey ter sido deixada lá para proteger a sua vida, já que a Primeira Ordem quer impedir o retorno dos Jedis. Mas quem seria a sua mãe?

Será por isso que Lor San Tekka estava no planeta e justamente lá estava escondido a parte do mapa que levava até o Luke

Será que R2 acordou quando ela chegou por conta da Força ou porque foi programado para reconhecer o retorno dela?

via GIPHY

Um dos pontos contra essa teoria, é o fato de Rey ficar surpresa que os Jedis eram de verdade e de dizer lá no comecinho que ela acreditava que o Luke era um mito.

A favor dessa teoria há o fato de que Maz Kanata falar:

“Querida Menina, eu vejo em seus olhos. Você já sabe a verdade. Quem você está esperando em Jakku, eles nunca voltarão. Mas, há alguém que ainda poderia voltar.
Rey: Luke?”

Para quem não se lembra, Maz só cita o Luke antes dessa conversa para falar que o sabre de luz era dele!

Se essa teoria se comprovar, pode ser o motivo para Luke ter ido embora, afinal, ele pode ter se apaixonado e ido pelo mesmo caminho do seu pai e assim ter comprometido o treinamento dos jovens jedis que foram para o lado negro da força.

Explica até o fato de a Lea a ter abraçado. Talvez ela tenha sentido que ali estava a sua sobrinha.

De qualquer forma, seria uma forma da história continuar em ‘família’ e de ser uma Skywalker que mudará o destino dos Jedis mais uma vez.

Rey Kenobi?

c5478bdaf0edae3b7079614810e2b03b
Sim, há várias teorias ligando Rey ao mestre de Anakin e Luke, Obi-wan Kenobi.

Nesse cenário, até pela diferença de tempo, Rey seria a sua neta e ela traria o tão necessário balanceamento para a Força.

A sua destreza com algumas habilidades, linka direto com Obi-wan, e na sua visão, escutamos a voz de Kenobi no fundo falando “Rey, esses são os seus primeiros passos.”

Com isso, muitos apontam que essa seria uma mudança de perspectiva em toda a série, mostrando que a família importante da história seria a Kenobi e não a Skywalker.

Adoro o Obi-Wan e tal, mas ainda acredito que ele foi o último grande Jedi no sentido de se conservar dentro dos princípios do seu trabalho. Se ele teve filhos, quer dizer que ele andou pelos mesmos passos de Anakin o que parece meio sem cabeça, se você parar para pensar que Obi Wan viu isso de perto e o que aconteceu com o mundo por conta.

Sem contar, que eles precisariam de um filme inteiro para explicar o que exatamente aconteceu com o Kenobi entre o final do episódio 3 até Uma Nova Esperança. Como só o filme do Han Solo está anunciado, só se for uma carta na manga que eles estão guardando, para revelar após o lançamento desse filme.

Pela minha visão, não seria a melhor opção, mas é uma possibilidade que não pode ser ignorada.

Rey Completamente Nova?

Não, o sobrenome da família dela não seria Completamente Nova, hahaha.

Nessa teoria, Rey não possui qualquer relação com quem vimos anteriormente na série. Ela não é relacionada com os Skywalkers e teria uma linhagem diferente que seria revelada nesse e no próximo filme.

Quando Rey fala ‘família’, ela não necessariamente está falando de um pai e mãe, e ela poderia ser parte de uma outra organização ou treinamento.

Nisso, ela poderia até ser de uma família diferente, mas que teve o começo de um treinamento Jedi quando criança. Só que nesse cenário ela se lembraria dos Jedis, certo¿ Não seria uma surpresa tão grande para ela.

Se a família é algo claro na mente dela, o que tivesse acontecido antes também seria. Mas até o cabelo e a roupa é meio que inspirado em uma Padawan (até quando ela é deixada em Jakku).

Faria sentido essa teoria, principalmente no sentido de renovar os nossos heróis e referências dentro da série. Já que temos um cruzamento Skywalker X Solo, os outros (Rey, Finn e Poe) poderiam ser aquisições novas para dentro da trama e assim ampliar um pouquinho para além dessa linhagem tão complicada.

Mas se isso fosse o caso, porque tanto mistério sobre a origem da Rey?

A não ser que a ‘família’ dela tenha sido responsável por algo muito horrível, como no caso de Rogue One e a criação da Estrela da Morte, não faria sentido fazer a trama (e os fãs) ficarem tanto tempo em cima dessa questão.

Além dessas, há várias outras teorias por aí. Uma inclusive coloca a Rey como filha do Snoke, mas aí eu já acho que foge demais do esquema criado até hoje dentro da série, então estou ignorando essa opção com sucesso.

Enquanto vamos contando os dias até Os Últimos Jedis, continuamos analisando e pensando nessas teorias.

Torcendo para que algumas das nossas perguntas sejam respondidas ainda nesse episódio.

Esperar mais dois anos para descobrir, vai custar todo o resto da força que nos resta.

Star Wars: Os Últimos Jedis, estreia dia 14 de dezembro no Brasil.

star-wars-the-last-jedi-poster-01-pn

 

Deixe uma resposta