Entre Páginas – Rebecca

Post do arquivo do Café com Blá Blá Blá

 

“Ontem à noite sonhei que voltava a Manderley.”

Quem acompanha o blog sabe que eu alimento boa parte do meu vício “livrístico” através de indicações de outros blogs e canais no Youtube (sejam eles nacionais ou “gringos”)…

Devo admitir que grande parte dessas indicações eu pego nos vídeos na Leslie, do Words of a Reader. A vlogueira australiana adora bons clássicos – antigos e modernos – e sempre tem ótimas sugestões de leitura. E foi justamente uma de suas reviews entusiasmadas que me levou a conferir Rebecca, o sucesso de Daphne Du Maurier que inspirou o filme homônimo que deu o Oscar a Hitchcock.

Pode ser que você já tenha ouvido falar neste livro, ou até mesmo tenha em sua estante uma edição surrada… Aliás, depois que iniciei a leitura de Rebecca, me dei conta de que muitas pessoas o tinham no rol dos favoritos (aqui chamo a Thais para depor em prol da minha tese: em um passeio à Livraria da Vila do Shopping JK, em São Paulo, comentei que esta era a minha leitura atual e dois livreiros vieram conversar comigo, entusiasmados).

O livro é narrado por uma personagem anônima, que trabalha como uma espécie de dama de companhia para uma senhora abonada. Durante uma estadia das duas em Monte Carlo, a jovem conhece um homem viúvo misterioso e, assim, em um “rompante”, resolve se casar com ele e morar na icônica propriedade de Manderley.

Porém, essa atitude precipitada acaba resultando em uma série de eventos um tanto quanto… estranhos, a começar pela fria recepção da governanta da casa, a Sra. Danvers à nova senhora De Winter. A protagonista pouco sabe sobre Rebecca, a antiga dona da casa, mas sua presença permeia cada cômodo e cada pedaço da enorme mansão.

Acredito que mais do que um romance, Rebecca é um suspense psicológico na sua essência. A personalidade apagada e insegura da mocinha contrasta diretamente com a presença marcante e vivaz da ex-mulher do senhor De Winter e você passa a buscar junto com a narradora pistas do que realmente teria acontecido naquela casa.

Você se vê preso entre suas paredes e consegue sentir a aura opressora do lugar… Diria até que a leitura se torna um tanto angustiante em alguns momentos – você consegue sentir o peso, a falta de ar.

Porém, confesso que a personalidade condescendente da nova Sra. De Winter me irritou muito ao longo de toda a narrativa. Ela não se impõe e teme até mesmo sua própria sombra. Sinto que ela só começou a investigar mais a fundo os fatores que levaram à morte de Rebecca quando os fatos começaram a serem jogados em seu colo.

Mas isso não fez com que eu gostasse menos da narrativa… Fui fisgada pelas suas páginas logo no começo e me surpreendi muito com o final! O desfecho é simplesmente de tirar o fôlego!

Ainda não assisti a sua adaptação cinematográfica (e vencedora do Oscar), mas pretendo fazê-lo em breve! Portanto, não se assuste com o rótulo de “clássico moderno” e dê uma chance à Rebecca. Garanto que você irá se surpreender!

 

Ficha Técnica:

Título: Rebecca

Autora: Daphne du Maurier

Editora: Amarilys

Páginas: 443

País: Inglaterra

Avaliação: 4/5 estrelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *