“Quarta-feira em Macondo. Um bom dia para enterrar o diabo.”
Sabe aquele autor que você tem CERTEZA que vai AMAR antes mesmo de chegar a ler?
Esse era o meu caso com Gabriel García Márquez.
Dessa vez, finalmente decidi tirar a poeira dos seus livros que habitavam a minha estante e conhecer a narrativa do autor… e não me arrependi!
A revoada (o enterro do diabo) é o primeiro romance de García Márquez e apresenta quase que uma fábula sobre um estranho doutor que aparece misteriosamente em Macondo – um pequeno povoado que se recupera da devastação causada pela passagem de uma companhia bananeira pela região.
Esse personagem, descrito pelos três narradores da história – o coronel, sua filha e seu neto –, é um homem muito quieto, taciturno e recluso, que nunca conseguiu conquistar a simpatia da cidade; aliás, é justamente o contrário – após um episódio fatídico, ele passou a ser visto como um verdadeiro diabo por todos.
“É um povoado sem ninguém, com as casas fechadas e em cujos quartos ouve-se apenas o surdo fervedouro das palavras pronunciadas com ódio.”
A obra se inicia logo após a morte do médico. O coronel, preso a uma dívida pessoal com o morto, trata de realizar os preparativos para o seu sepultamento – muito a contragosto dos moradores da cidade, que acham que o homem não é digno de tal respeito. A partir daí, vamos acompanhando tanto as lembranças acumuladas sobre o defunto quanto a repercussão que a atitude do coronel tem em Macondo.
Na minha opinião, o que mais encanta na obra é justamente o jogo de pontos de vista, que adiciona um caráter muito subjetivo e fantástico à narrativa. Dependendo das interações que os personagens tiveram com o doutor, temos visões distintas de sua personalidade e tentar decifrá-la é um desafio que prende o leitor até o final.
“Nada neste mundo deve ser mais tremendo do que os escombros de um homem.”
A escrita de Gabo (já estamos íntimos) é extremamente poética, marcada por pequenas pitadas de elementos fantásticos, e é um verdadeiro deleite para quem é fã desse tipo de narrativa. A forma como ele descreve e constrói as cenas é muito marcante e só reforça a certeza que eu já possuía anteriormente: a de que o escritor compete fortemente por um posto entre meus autores favoritos.
Ficha Técnica:
Título: A revoada (o enterro do diabo)
Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Páginas: 144
País: Colômbia
Avaliação: 5/5 estrelas